5 motivos para investir em um software de gestão de frotas

Postado em: Dicas Gestão de Frotas Monitoramento Telemetria

O software de gestão de frotas é um grande aliado, tendo em vista a forma como o transporte no país é operado. A eficiência, economia e segurança são considerados fatores decisivos para o crescimento e conservação de uma empresa no mercado altamente competitivo que vivenciamos. 

Empresas com frota própria ou terceirizada, se possuem uma má gestão de seus veículos e condutores, terão como consequência, elevados custos nas operações, podendo ainda, comprometer a qualidade e segurança dos serviços prestados e o relacionamento com seus clientes.

Para o alcance da eficiência anteriormente mencionada, podemos afirmar que é essencial a obtenção de informações confiáveis e em tempo real, para assim, analisá-las e tomar decisões de maneira mais rápida e assertiva, permitindo a otimização de processos, redução de custos e maximização do rendimento das operações. 

Outro impacto positivo de se trabalhar com tecnologias que proporcionem confiabilidade e rapidez nas informações geradas da operação é o aumento da segurança. Uma vez que os comportamentos de risco dos motoristas são monitorados e rapidamente tratados, a segurança cresce em alto grau e a prevenção de acidentes vira cultura.  

Aqui destacamos a importância de um software de gestão de frotas para auxiliar o gestor neste grande desafio, vamos apresentar abaixo algumas razões que comprovam como a tecnologia pode transformar sua gestão de frotas.

1. PRECISÃO E CONFIABILIDADE

Com um software de gestão de frotas você possui uma plataforma apta a receber, organizar e disponibilizar os dados relevantes para o gerenciamento de sua frota, com relatórios personalizados e de fácil compreensão. 

E diferentemente do uso das planilhas, o sistema possui mais assertividade na inserção das informações, construindo uma base confiável e precisa, evitando-se assim, retrabalhos com dados errados ou duplicados.

Ele permite a concentração das informações importantes em um único lugar e ainda tem a possibilidade de backups periódicos, visando a preservação de seus dados de qualquer incidente. 

Outro ponto que garante a segurança é no resguardo em ações trabalhistas, empresas que utilizam softwares de gestão de frotas que controlam a jornada dos motoristas por exemplo, estão de acordo com a Lei 13.103, cumprindo os horários de direção por ela estabelecidos, já que esta tecnologia emite alertas de tempo de direção ao condutor, controlando sua jornada de trabalho.

2. MAIOR CONTROLE OPERACIONAL

Um software de gestão de frotas possibilita maior controle de quesitos como consumo de combustível, RPM elevado, paradas com o motor ligado, programação de manutenções, entre outros. 

O leque de indicadores a serem monitorados é grande e deve-se definir quais são mais adequados e estratégicos para o tipo de operação de cada empresa, os selecionados deverão ser acompanhados constantemente.

Baixe nosso Infográfico gratuito com os principais Indicadores da Gestão de Frotas:

Com um controle facilitado e mais apurado é possível analisar o desempenho dos veículos separadamente, verificar a performance de cada motorista, identificar onde estão os maiores gastos operacionais e desenvolver ações para reduzi-los, além de visualizar mais facilmente pontos onde as operações podem ser melhor trabalhadas visando ações de melhorias contínuas.

3. SUBSÍDIO PARA AS MELHORES DECISÕES

Um ponto importante para o gestor de frota, está no trabalho com as informações geradas, aqui é fundamental saber quais dados o gestor quer e precisa obter para melhor rendimento da sua operação. 

Ao definir sua estratégia, é preciso fazer a tecnologia trabalhar a seu favor, evitando acúmulo de informações desnecessárias e retrabalhos. O diferencial do software de gestão de frotas está na interpretação e geração de dados que realmente importam, sem grande demanda de tempo para processar as informações. 

É necessário que as ferramentas busquem dar eficiência ao comparar dados entre o planejado e o executado, avaliando-se o que precisa ser corrigido e melhorado na operação.

Consolidar todos os dados em um único software de gestão de frotas possibilita um olhar panorâmico das operações com relatórios atualizados e a poucos cliques, agilizando assim as tomadas de decisões e aprimorando a visão gerencial. 

Com informações integradas, consolidadas e processadas fica mais simples mensurar os resultados das ações desempenhadas, tomando decisões mais seguras e fundamentadas em informações precisas, permitindo também, um planejamento de ações futuras muito mais estratégico.

4. REDUÇÃO DE CUSTOS

Ter um controle de custos e conseguir analisar todos os gastos de sua frota separadamente, sem a utilização de tecnologia, é uma missão praticamente impossível. 

Com o auxílio dos softwares de gestão de frotas pode-se identificar onde as operações estão perdendo dinheiro, compreender as causas e trabalhar buscando a redução das mesmas.

Estes sistemas também possibilitam a otimização dos processos, acarretando assim numa economia de tempo e aumento da produtividade tanto de equipe, quanto de frota, visto que sua disponibilidade cresce, na medida em que há maior controle do:

  • Planejamento das manutenções;
  • Dimensionamento da frota;
  • Ociosidade dos veículos;
  • Comportamento dos motoristas.

Quando falamos do monitoramento da condução de seus motoristas, destacamos que determinadas tecnologias disponibilizam informações em tempo real. Alguns eventos que podem ser monitorados são:

  • Mau uso do RPM;
  • Ociosidade do motor;
  • Freadas e curvas bruscas;
  • Paradas em áreas de risco;
  • Motoristas não identificados;
  • Manutenções;
  • Excessos de velocidades.

Estes, quando alertados em tempo real, geram grandes resultados e acarretam numa condução mais econômica e segura.

5. PREVENÇÃO DE ACIDENTES DE TRÂNSITO

Aqui destacamos que a tecnologia é uma grande aliada para tornar o trabalho do gestor de frotas muito mais assertivo e simples. Pois possibilita identificar com facilidade aqueles condutores que possuem comportamentos de riscos na direção e que precisam de treinamentos. Sendo estes principalmente:

  • Fadiga;
  • Distração;
  • Uso de celular;
  • Fumar ao dirigir;
  • Freadas e curvas bruscas;
  • Uso de EPI;
  • Excessos de velocidade;
  • Distância entre veículos;
  • Conversões sem sinalização.

Isso acontece pela capacidade do software de gestão de frotas apurar informações sobre as infrações e ações com maior probabilidade de causar acidentes de trânsito, servindo como base para ações corretivas, com o objetivo de reduzir estes comportamentos indevidos e evitar fatalidades. 

Conheça as soluções de telemetria, videomonitoramento e sensor de fadiga.

POR QUE INVESTIR EM SOFTWARE DE GESTÃO DE FROTAS?

Percebe-se que o software de gestão de frotas é um grande aliado do gestor, e além da modernização que oferece:

  • Permite a implementação de processos padronizados e automatizados;
  • Garantindo maior segurança;
  • Confiabilidade das informações;
  • Diminuição de erros;
  • Assertividade nas tomadas de decisão;
  • Aumento da produtividade;
  • Redução de custos;
  • Maior qualidade nos serviços prestados;
  • Maior segurança das operações.

Concorda que um software de gestão de frotas pode ser de grande auxílio? Gostaríamos de conhecer mais sobre suas experiências, deixe um comentário para nós!