Riscos comportamentais que causam acidentes de trânsito

Postado em: Direção segura Gestão de Motorista Prevenção de acidentes

Conheça os 7 principais riscos comportamentais que causam acidentes de trânsito e atue sobre eles.

Sabia que 90% dos acidentes de trânsito são causados por falha humana? Então agir sobre elas com certeza impactará positivamente a segurança de sua operação. 

Preparamos dois materiais para te auxiliar nessa missão de acabar com os riscos comportamentais praticados pelos motoristas de sua frota. Baixe gratuitamente um Infográfico e conheça como esses comportamentos tem afetado sua operação. E um eBook completo falando sobre como atuar para evitar cada um desses comportamentos de risco.

O foco dos materiais é abordar o fator humano, pois acreditamos que o motorista tem papel fundamental na economia e segurança da frota.

Os condutores estão sob efeito de muitos elementos internos e externos como a saúde física, maturidade, via e meio ambiente, análise de informações, tomadas de decisões, entre outros. E por isso precisam estar constantemente instruídos e preparados para conduzir da melhor forma possível, sabendo como evitar e agir diante de fatores de riscos que aumentem a probabilidade de acidentes.

Para que essa capacitação dos motoristas seja constante, é preciso conhecer claramente os riscos comportamentais que afetam negativamente a segurança de sua frota. Os conhecendo, você poderá fazer um trabalho de educação e conscientização dos condutores.

Outro ponto importantíssimo é o uso de tecnologias para monitoramento do comportamento dos motoristas. Há softwares que podem proporcionar facilmente o ranking de seus melhores e piores motoristas. Possibilitando tomadas de decisões assertivas na gestão de frotas. 

Conheça os 7 principais riscos comportamentais que causam acidentes de trânsito e como atuar para evitar que eles aconteçam em sua operação:

1- Excesso de confiança do motorista;

2- Falta de atenção;

3- Fadiga do condutor;

4- Excesso de velocidade;

5- Pressão do tempo;

6- Distância entre veículos;

7- Ultrapassagem perigosa.

Baixe o eBook e o infográfico gratuitamente – acesse informações importantes para a garantia de uma operação mais segura por parte de seus motoristas.

Também deixe sua opinião e nos conte as ações que estão sendo desenvolvidas em sua frota visando a prevenção de acidentes de trânsito, vamos juntos compartilhar conhecimentos e auxiliar num trânsito mais seguro 🙂