vida dos motoristas

Valorização da vida dos motoristas: como proteger esses colaboradores dos riscos da profissão

Postado em: Gestão de Motorista Prevenção de acidentes

A vida dos motoristas de transporte de cargas e passageiros é constantemente desafiada no exercício de suas atividades. Acidentes de trânsito, doenças virais, estresse, problemas na coluna e articulações, entre outros, são riscos constantemente presentes na rotina desses colaboradores.

Independentemente das medidas de isolamento adotadas para a maioria das atividades com a pandemia do novo Coronavírus, o trabalho desses profissionais permanece ativo. Isso nos faz refletir bastante sobre o importante papel realizado pelos motoristas, que carregam diariamente consigo a sobrevivência de milhares de famílias. 

Diante disso, é importante ter consciência da parcela de responsabilidade pela vida desse colaborador que deve ser absorvida pela empresa. 

A pandemia do COVID-19 e os riscos à vida dos motoristas

Com a pandemia do novo Coronavírus, a exposição de riscos enfrentada pelos motoristas aumentaram consideravelmente. Já não bastasse o perigo presente nas estradas, agora existe também a preocupação com a contração dessa doença viral.

Como proteger meu motorista contra o COVID-19? 

Já falamos aqui no blog sobre algumas orientações importantes para a proteção contra o COVID-19. Inclusive disponibilizamos nesse link alguns informativos para impressão e disposição em espaços de trabalho e veículos.

site abastecimento seguro

Também estão sendo adotadas algumas medidas para facilitar o acesso dos motoristas a informação durante o período de quarentena. É o caso do site “Abastecimento Seguro”, criado pelo Governo de São Paulo.

O site dispõe de informações valiosas aos condutores, tais como: 

  • Situação dos postos de abastecimento: aberto, fechado ou com restrições;
  • Bloqueios municipais; e
  • Locais de distribuição de kits.
app infraBR

Outra ferramenta que veio para auxiliar motoristas neste momento foi o App InfraBR, que disponibiliza informações quanto aos serviços essenciais disponíveis na estrada, como restaurantes, postos de combustível, borracharias, oficinas e lojas de autopeças. Além disso, é disponibilizado no aplicativo um questionário para avaliação da saúde dos motoristas. Outra informação importante encontrada no app é a localização de postos de atendimento para acesso a kits de higienização, alimentação e orientações médicas.

Acidentes de trânsito: um risco com alta taxa de mortalidade

Sabemos que a prevenção contra o novo Coronavírus é essencial para a manutenção da saúde de nossos motoristas. Mas outro risco a que são expostos diariamente são os acidentes de trânsito, que, segundo a OMS, são responsáveis por 1,35 milhão de óbitos anualmente no mundo. 

Você tem agido na prevenção de acidentes na sua frota?

Clique aqui e entenda as principais causas dos acidentes de trânsito e como preveni-los. 

keep on movingPowered by Rock Convert

3 práticas para melhorar a saúde e bem-estar dos seus motoristas

1. Incentive hábitos saudáveis 

A profissão de motorista é marcada por inconstâncias e imprevisibilidades. Mas por mais que hajam dificuldades, é preciso instigar ao máximo que esses colaboradores desenvolvam algum tipo de rotina.

Fazer pausas de descanso, manter o sono regulado, não pular refeições (e tomar cuidado com a qualidade delas) são algumas medidas essenciais para uma vida mais saudável. 

É claro que você não terá o controle de que essas medidas estão sendo tomadas por parte dos caminhoneiros, mas você pode facilitar o exercício dessa rotina.

Como? Evite prazos muito apertados para o transporte, por exemplo. Assim seu motorista poderá fazer pausas e dormir por período adequado.

2. Promova exames periódicos para checar o estado de saúde dos seus motoristas

Além do Exame Toxicológico obrigatório, é sempre importante ter consciência do estado de saúde desses colaboradores, para prevenir qualquer possível agravante.

É muito comum que esses profissionais desenvolvam diabetes e colesterol alto, por exemplo.

3. Facilite o convívio do motorista com sua família

Um dos maiores sacrifícios da profissão é estar constantemente longe dos entes queridos. Este, combinado a outros fatores da profissão, pode acarretar altos níveis de estresse. Consequentemente, o colaborador pode ter sua concentração prejudicada e, no trânsito, isso pode ser letal.

Portanto, se possível, facilite o encontro periódico do motorista com sua família. Conceda folgas entre uma viagem e outra. 

4. [BÔNUS] Monitore sinais de cansaço e proteja a vida dos motoristas de sua frota

Com as tecnologias de videomonitoramento e sensor de fadiga é possível monitorar em tempo real se o seu motorista está muito disperso e precisando de descanso.

Tomando providências imediatas sobre o problema, você pode diminuir consideravelmente o risco de acidentes na sua frota e, com isso, preservar a vida dos motoristas.

Clique aqui e saiba mais sobre o Videomonitoramento e o Sensor de Fadiga.

Se quiser saber mais sobre as nossas soluções para prevenção de acidentes, clique no botão abaixo e agende uma conversa com um de nossos especialistas. 👇