inovação

Porque investir em inovação: benchmarking com casos de sucesso

Postado em: Criatividade Dicas

Anteriormente, o termo inovação estava relacionado somente a empresas de tecnologia, distanciando os demais segmentos dessa realidade. Hoje, entretanto, uma organização que não busque inovar não está pensando estrategicamente e com certeza está deixando passar muitas oportunidades.

É cada vez maior o impacto da inovação em empresas de sucesso, independentemente do seu tamanho ou área de atuação. Inovar se tornou um diferencial competitivo importante, afinal, é inovando que você se mantém à frente da concorrência e garante a melhoria contínua de processos. 

Neste momento, em especial, é preciso pensar na inovação também como mecanismo de defesa contra os impactos da crise e como tática de desenvolvimento em meio às incertezas.

Neste artigo você encontra:

  • O que é inovação?
  • O papel da inovação em empresas de sucesso
  • Casos de sucesso em inovação
  • Introduzindo a inovação na sua operação

Mas, afinal, o que é inovação?

“Inovar” significa explorar novas ideias de uma forma diferente e bem-sucedida. É por em prática novas iniciativas, gerando resultados.

O termo também se refere a transformar pensamentos criativos em ações, ou seja, colocar as ideias criativas para trabalhar.

De uma maneira mais simples, inovação é a soma dos fatores: criatividade, atitude e resultado.

A inovação pode envolver a criação de um novo serviço, produto, sistema ou processo, mas também pode buscar a melhoria de algo existente, havendo, portanto, dois níveis:

  • Disruptivo: refere-se à construção de algo do zero. Processo de inovação mais demorado e, geralmente, mais custoso – em tempo e dinheiro.
  • Emergente: também conhecido como incremental. Não partem de uma criação do zero, e sim garantem a melhoria de algo que já existe.

O papel da inovação em empresas de sucesso

Todo gestor pode — e deve — inovar em sua gestão. É importante buscar constantemente fatores que potencializam resultados, tragam novas estratégias e soluções e aprimore os processos já existentes. Fazer uma boa gestão com inovação é aliar a criatividade e boas ideias às ferramentas necessárias para que sejam executadas.

Inovar oferece às empresas vantagens para entrar mais rapidamente em mercados existentes, se relacionar com mercados em desenvolvimento e até mesmo criar seus próprios mercados. Uma empresa que não inova, está se colocando em vulnerabilidade e estagnação. Caso ocorram problemas no mercado em que atua, provavelmente não reagirá no tempo certo e da forma correta.

A inovação pode impactar o desempenho de sua gestão, gerando aumento de receita e produtividade, melhorias contínuas de processos  e redução de custos. Também é possível conquistar uma diferenciação de mercado, por meio de melhoria na experiência dos clientes.

Inovar é um tipo de estratégia adotada pela empresa para sua diversificação, desenvolvimento e, sobretudo, fidelização dos clientes.

Casos de sucesso em inovação

Para inspirá-lo a inovar em seu segmento, separamos alguns exemplos de inovações de sucesso da Trimble e seus impactos positivos nas mais diversas áreas. 

A empresa tem em seu propósito inovar e mudar a forma como as pessoas, empresas e governos trabalham em todo o mundo, aplicando soluções avançadas que garantem o aumento de produtividade e melhoria na segurança das operações. Conheça os cases e veja as inúmeras possibilidades de inovação:

Inovação em Construção – Software Tekla Structures

O mercado da Construção no Brasil tem vivenciado uma evolução tecnológica. Atualmente, a implementação dos fluxos de trabalho BIM (Building Information Modeling) – conceito de projeto que envolve colaboração, fluxo contínuo de informações e interoperabilidade entre soluções – é requerimento obrigatório nos maiores projetos do Brasil.

A Trimble apresenta o software Tekla Structures, uma solução BIM para modelagem e detalhamento de estruturas. Com ele é possível criar, combinar, gerenciar e compartilhar modelos precisos e repletos de informação. O Tekla pode ser utilizado em projetos de torres de transmissão, plataformas offshore, grandes obras de infraestrutura e edifícios. Um exemplo de usabilidade do software foi a modelagem e detalhamento de 11 estádios brasileiros, construídos para um grande evento esportivo de 2014, gerando desenhos e relatórios para uma colaboração eficiente.

“O Tekla proporciona tranquilidade aos projetistas, sabendo que a montagem em obra não vai enfrentar erros de projeto, porque fiz toda a compatibilização no software, vi o real no virtual antes da construção”, diz Ariana Borges, usuária Tekla.

Inovação Geoespacial – Escaneamento com Laser Scanner TX8

O portfólio de Geoespacial da Trimble apresenta uma ampla gama de soluções para captura do mundo real, dentre elas as ferramentas de escaneamento a laser. Com aplicações para As Built, restaurações, inspeções, entre outros. O Laser Scanner TX8 é uma solução avançada da Trimble para captura de dados 3D com precisão e confiabilidade.

Com sua câmera integrada, o resultado do escaneamento tem cores reais, com precisão de 2mm. Esta tecnologia proporciona um aumento de produtividade em campo através da rápida coleta de dados (1 milhão de pontos por segundo),  prezando pela segurança dos operadores, através de um alcance de até 340 metros. Além disso, o Laser Scanner TX8 proporciona uma diminuição do retrabalho – como o equipamento coleta dados de todo o ambiente com precisão, não é necessário retornar ao local para novas medições.

Uma das grandes aplicações desta tecnologia é o As Built e Restauração de Museus. Em 2016 a Trimble firmou uma parceria com o Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, e o projeto foi iniciado com o escaneamento a laser dos 35 mil metros quadrados que compõem o museu. Com a rápida coleta de dados, todas as medidas e informações do local foram obtidas em uma semana de escaneamento. A parceria continua com a modelagem do edifício, realizada pela equipe do Museu, para facilitar os futuros projetos de renovação.

O portfólio de Geoespacial da Trimble apresenta uma ampla gama de soluções para captura do mundo real, dentre elas as ferramentas de escaneamento a laser. Com aplicações para As Built, restaurações, inspeções, entre outros. O Laser Scanner TX8 é uma solução avançada da Trimble para captura de dados 3D com precisão e confiabilidade.

Com sua câmera integrada, o resultado do escaneamento tem cores reais, com precisão de 2mm. Esta tecnologia proporciona um aumento de produtividade em campo através da rápida coleta de dados (1 milhão de pontos por segundo),  prezando pela segurança dos operadores, através de um alcance de até 340 metros. Além disso, o Laser Scanner TX8 proporciona uma diminuição do retrabalho – como o equipamento coleta dados de todo o ambiente com precisão, não é necessário retornar ao local para novas medições.

Uma das grandes aplicações desta tecnologia é o As Built e Restauração de Museus. Em 2016 a Trimble firmou uma parceria com o Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, e o projeto foi iniciado com o escaneamento a laser dos 35 mil metros quadrados que compõem o museu. Com a rápida coleta de dados, todas as medidas e informações do local foram obtidas em uma semana de escaneamento. A parceria continua com a modelagem do edifício, realizada pela equipe do Museu, para facilitar os futuros projetos de renovação.

Inovação na Agricultura – WeedSeeker: pulverização seletiva

Nos últimos anos, essa indústria tem apresentado muitos avanços tecnológicos, migrando da tradicional forma de se produzir em campo para técnicas de Agricultura de Precisão, que garantem um um aumento de produtividade e uma melhor utilização de recursos.

Uma tecnologia que se destaca é o WeedSeeker, o sistema de pulverização seletiva da Trimble. Ele é um equipamento instalado em pulverizadores que consegue identificar plantas daninhas e aplicar o herbicida somente onde elas se encontram, promovendo uma economia de até 90% nos gastos com produtos químicos.

Como o consumo de herbicida é consideravelmente menor, o transporte de água, quantidade de embalagens para o uso e descarte também diminuem, impactando em significativa economia de tempo, logística e combustível na operação. Além disso, com a redução da utilização de produtos químicos, minimiza-se o impacto de contaminações no solo, lençóis freáticos, rios e meio ambiente em geral.

Inovação na Gestão de Frotas – Vsafe: sensor de fadiga

Sabemos que as maiores causas de acidentes de trânsito são as falhas humanas, fato que mostra a urgência em se trabalhar soluções que ajam diretamente nos comportamentos de risco em direção. De maneira muito positiva, percebemos a tecnologia como uma grande aliada na busca pela prevenção de acidentes, com soluções que impactam comportamentos que causam acidentes, gerando alertas, conscientização e bons resultados na segurança dos condutores.

Existem várias opções de sensores de fadiga, dos mais simples – que detectam apenas os motoristas em fadiga e sonolência –, aos mais completos – que atuam diretamente em 7 comportamentos de risco que estão entre as maiores causas de acidentes de trânsito:

  • Fadiga;
  • Distração;
  • Uso de celular;
  • Distância perigosa em relação a outros veículos;
  • Fumar enquanto dirige;
  • Mudança de pista sem acionar o alerta; e
  • Ausência do cinto de segurança.

Assista ao vídeo para ver na prática como o sensor de fadiga funciona:

Introduzindo a inovação na sua operação

Depois de todas essas inspirações, como dar o pontapé inicial para inovar no seu segmento?

Introduzir inovações é um desafio e tanto, principalmente porque inovar envolve mudar e nem todos estão preparados para a mudança. Mas aqui vão 2 dicas valiosas para facilitar essa tarefa:

#01. Identifique o perfil dos impactados pela inovação

Quem são as partes interessadas na implementação de uma solução inovadora?

Por exemplo, ao implementar uma inovação em monitoramento de comportamentos de risco, como o Vsafe, quem será diretamente impactado? Como as partes irão reagir à mudança?

Um apontamento que recebemos com frequência das operações que implementar o Vsafe é o nível de resistência dos motoristas em entender a tecnologia. Por isso, é muito importante entender a visão de todos os stakeholders para traçar ações que amenizem o choque que muitas vezes é causado quando o assunto é inovar.

Clique aqui e acesse esse artigo de dicas para desmistificar novas tecnologias aos seus motoristas.

#02. Questione-se e adote uma cultura de experimentação

Inovar na sua operação é um processo constante. A implementação de uma solução inovadora não acaba quando começa a rodar: é aí que começa.

Após a implementação da inovação, é preciso experimentar o tempo todo. Criar e testar hipóteses a partir dos dados que estão sendo coletados.

Com o uso da telemetria, por exemplo, dados são captados em tempo real de toda a sua operação e enviados diretamente à central de monitoramento. Entretanto, dados por si só são apenas dados. Para tirar proveito deles, é preciso tratá-los e fazer testes. Questione-se o tempo todo!