Por que monitorar o comportamento do motorista no trânsito?

Postado em: Ebook Gestão de Motorista

O comportamento do motorista no trânsito impacta diretamente a segurança e economia de sua frota. Portanto monitorar e atuar sobre comportamentos de risco que impactam negativamente a segurança e economia da frota é essencial para o sucesso de sua operação.

Pensando nisso, preparamos um conteúdo voltado exclusivamente sobre o comportamento do motorista e todas as suas implicações nos resultados da gestão de frotas.

Influência do comportamento do motorista no trânsito

Vamos falar sobre como estes comportamentos impactam sua gestão de frotas. Para te dar um exemplo, você sabia que mais de 90% dos acidentes de trânsito são causados por falhas humanas?

As condições e o estado emocional dos condutores constituem causas humanas que podem afetar negativamente a habilidade destes para que dirijam de forma adequada.

O ato de dirigir não se resume apenas a habilidades motoras ou cognitivas, também envolve:

  • Decisões pessoais e expressão emocional;
  • Aprendizado de regras formais e informais;
  • Entendimento do contexto em que o motorista se encontra;
  • Antecipação às situações de risco. 

O condutor deve ser capaz de ajustar seus sentimentos, adequando-os conforme a situação que se encontra no trânsito.

Desempenho e comportamento do motorista

Você sabia que existe diferença entre comportamento e desempenho do motorista?

Enquanto o desempenho está associado a tudo o que o condutor está capacitado a fazer, o seu comportamento diz respeito ao que ele escolhe fazer. Dessa forma, o comportamento do motorista assume papel decisivo na segurança viária e redução de custos das operações.

Por que monitorar o comportamento do motorista?

O processo de gerir uma frota inclui muito mais do que planejar a operação e cuidar da manutenção dos veículos. É necessário dispender atenção à sua equipe de motoristas e checar se as atividades desempenhadas por eles estão de acordo com os padrões de segurança e eficiência da empresa para que condutas irregulares ou atitudes inadequadas ao volante não gerem problemas e prejuízos para a empresa.

A segurança e economia são impactadas diretamente pela forma com que os motoristas conduzem os veículos. Como exemplo: já pensou nos impactos sociais, financeiros e de imagem que um acidente envolvendo um motorista seu que dormiu ao volante poderia causar?

O impacto dos acidentes de trânsito são refletidos para toda a sociedade. A violência no trânsito tem consequências que chegam a você, sem às vezes nem ser percebida.

Segundo o Observatório Nacional de Segurança Viária, com os custos derivados dos acidentes de trânsito, poderíamos construir 28 mil escolas, assim cada Estado poderia receber 1037 escolas. Ou seria possível construir 1800 novos hospitais, sendo 66 hospitais novos para cada Estado.

Em um período de seis meses, os acidentes de trânsito tiram cerca de 200 pessoas, por dia, do mercado de trabalho. E uma pesquisa mostrou que após 18 meses de acompanhamento de pacientes acidentados, quase 30% apresentavam desordens psiquiátricas. 

Observaram que foi muito comum a incapacidade de superar essa vivência de violência no trânsito e quase um quinto das pessoas acabaram sofrendo de síndrome de estresse aguda, caracterizada por distúrbios de humor e fortes lembranças do acidente.

Como a tecnologia auxilia no controle do comportamento dos motoristas?

Existem diversas soluções que auxiliam o gestor na missão de monitorar e atuar sobre o comportamento do motorista no trânsito. Dentre elas destacamos 3 ferramentas muito especiais para auxiliar sua gestão: a telemetria, videomonitoramento e sensor de fadiga. 

Essas soluções trazem informações confiáveis para se trabalhar, alertas em tempo real à central e aos motoristas no que se refere a comportamentos de risco, ranking de condutores, vídeos das infrações, e muito mais! 

Telemetria

A Telemetria vêm cumprindo um papel importante no monitoramento do comportamento do motorista no trânsito que demonstram algum tipo de tendência em se envolver em acidentes de trânsito e geram mais gastos com combustível e manutenção. 

Isso acontece pela capacidade desta solução apurar informações sobre as infrações com maior probabilidade de causar acidentes de trânsito, servindo como base para ações corretivas, com o objetivo de reduzir estes comportamentos indevidos, evitar fatalidades e prejuízos.

Videomonitoramento

O Videomonitoramento possibilita gravações em alta qualidade e armazenamento interno contínuo das imagens, o que garante a integridade dos dados coletados para tratamento e verificação de ocorrências, como roubos, vandalismos, acidentes, ou até mesmo investigar casos de fraudes internas.

Sensor de Fadiga

A solução consiste em câmeras embarcadas especiais com dispositivos sensíveis a expressões faciais e movimento. Este tipo de sistema é reconhecido pelo seu detector de fadiga e distrações que tem a capacidade de captar momentos de desvio de atenção da pista, sonolência, uso de celular e o ato de fumar.

Além disso é possível captar outros comportamentos de risco do condutor ao volante, como a conversão sem sinalização e alerta de colisão pela proximidade do veículo com o que está à frente. Ao reconhecer a ocorrência destes comportamentos de risco, o sistema emite alertas ao motorista, visando que ele ajuste sua conduta a tempo de evitar acidentes.

Aprofunde-se na importância de se analisar o comportamento do motorista e nas soluções de telemetria, videomonitoramento e sensor de fadiga – Baixando nosso eBook gratuito:

Soluções Relacionadas

telemetria veltec - condução econômica
Condução econômica

Análise de perdas na operação por condução inadequada dos motoristas através de dados de telemetria.

Ver mais
Accident Prevention
Prevenção de acidentes

Indicadores e perfil de condução dos motoristas com maior risco de acidentes de trânsito.

Ver mais
videomonitoramento embarcado
Videomonitoramento e sensor de fadiga

Câmeras embarcadas nos veículos, proporcionando maior controle e segurança da operação.

Ver mais