Planilha para gestão de frotas

Postado em: Condução Econômica Direção segura Gestão de Frotas

Controle na gestão de frotas 

O processo de gestão de frotas é complexo e inclui mais do que planejar rotas, cuidar da manutenção dos veículos e do abastecimento. É uma atividade estratégica que precisa de muita atenção aos veículos, processos e equipe de motoristas.

Com relação aos condutores, é sempre necessário checar se as atividades desempenhadas por eles estão de acordo com os padrões de segurança e eficiência estabelecidos. Pois condutas irregulares ao volante geram problemas e despesas desnecessárias.

Muito da economia e segurança de sua frota estão relacionadas à forma com que os motoristas dirigem. Por exemplo, quando a condução deles é muito agressiva, tendem a gastar mais combustível, forçar o veículo exigindo mais manutenção – e o pior – colocam a eles e a terceiros em grandes riscos de acidentes de trânsito.

Então fica a pergunta: como você está controlando e monitorando o comportamento de seus motoristas? 

Sem efetivo controle, você não saberá se está gastando muito mais do que devia, sem contar os riscos com que seus condutores podem estar conduzindo. Os comportamentos errados não irão acabar sem antes serem eficientemente identificados e trabalhados.

Planilha para gestão de frotas

Pensando nessa grande necessidade de controlar a frota e motoristas, preparamos uma planilha para auxiliá-lo em sua gestão de frotas. Faça o download gratuito e controle de perto os eventos de sua frota, conhecendo onde atuar para gerar mais economia e segurança

Na planilha você conseguirá enxergar de forma bem visual seus indicadores de consumo de combustível, motor ocioso e RPM excessivo. Trabalhando corretamente sobre esses indicadores, que representam grande parte dos gastos de sua frota, com certeza poderá reduzir os custos operacionais.

Uma frota envolve muitos custos, e mapear a maneira como o orçamento tem sido administrado é essencial. Com um correto controle é possível saber onde estão os maiores gastos da frota e atuar diretamente sobre eles. Por isso a planilha para gestão de frotas se faz tão importante. 

Mas preencher a planilha é apenas um começo, isso não basta para que os resultados em economia e segurança aconteçam. É preciso analisar os dados, tomar decisões e agir estrategicamente sobre o que os indicadores mostram.

É importante acompanhar os indicadores da frota ao longo dos meses, para que consiga enxergar a evolução de suas estratégias, além de também possibilitar a identificação de sazonalidades – encontrando épocas de maior gasto e se preparar para elas com antecedência.

Com o passar do tempo é importante que as metas sobre os indicadores da frota sejam analisadas, e conforme vão sendo cumpridas, elas podem (e devem) ser ampliadas, assegurando uma evolução e controle cada vez mais eficiente dos resultados da frota.

Tecnologias para gestão de frota

Aqui cabe uma última observação! A tecnologia é uma grande aliada para sua gestão de frotas. 

Há soluções que podem facilitar muito seu trabalho, já que automatizam processos de captação de informações sobre veículos e condutores, gerando indicadores com informações confiáveis para a tomada de decisão – evitando preenchimentos manuais, suscetíveis a erros humanos. 

Com a telemetria por exemplo, você poderá ver facilmente os prejuízos na operação por falta de treinamento dos motoristas e economia média por veículo, possibilitando mensurar perdas e ganhos. 

Além da confiabilidade dos dados, podemos destacar como mais um benefício da tecnologia – proporcionar uma gestão de frota em tempo real, permitindo que suas ações sejam extremamente eficazes sobre o comportamento dos motoristas. 

Imagine que um condutor está excedendo muito a velocidade – há soluções que geram alertas ao condutor e central de monitoramento no momento em que a infração é cometida. Possibilitando uma tratativa imediata por parte da empresa sobre a conduta do motorista. Sendo esta mais efetiva neste momento do que quando ele retornar ao pátio, muitas vezes nem se lembrando do que fez. 

No quesito segurança, as soluções proporcionam a apuração das infrações que aumentam a probabilidade de acidentes graves. Ela traz informações que apontam onde a empresa está mais vulnerável a fatalidades do trânsito, identificando os comportamentos que aumentam a probabilidade de acidentes, embasando assim, as ações que devem ser tomadas. Vale a pena o investimento!

>> Gostou desse artigo e da planilha para gestão de frotas que disponibilizamos? Deixe um comentário com sua opinião e sugestões de novos conteúdos, para nós é muito importante!

>> Quer conhecer as soluções certas para sua operação. Converse com um de nossos especialistas, é só preencher o fomulário abaixo:

Soluções Relacionadas

Gestão de frotas
Gestão de frotas

Total controle sobre a perfil de utilização e produtividade da frota, permitindo otimização de veículos ociosos e rápidas tomadas de decisão.

Ver mais
telemetria veltec - condução econômica
Condução econômica

Análise de perdas na operação por condução inadequada dos motoristas através de dados de telemetria.

Ver mais
Accident Prevention
Prevenção de acidentes de trânsito

Indicadores e perfil de condução dos motoristas com maior risco de acidentes de trânsito.

Ver mais