planilha-gestao-de-acidentes

Planilha de Gestão de Acidentes de Trânsito

Postado em: Direção segura Gestão de Acidentes de Trânsito Planilha

O objetivo de todo gestor de frotas é tornar sua operação mais eficiente, econômica e segura. Para isso, um dos pontos que não podem ficar de lado é a gestão de acidentes. Pensando nas empresas que se encontram diante do desafio de planejar um futuro sem acidentes e difundir a cultura de seguranç’a no trânsito, desenvolvemos uma planilha para a gestão dos acidentes de trânsito da frota.

 

gestão de acidentes de trânsito

 

Quando falamos em gestão de acidentes de trânsito, acreditamos que você deverá fazer o registro de todo e qualquer acidente que ocorrer. Isso auxilia a compreender se existem situações recorrentes, quais são eventos isolados e o que é possível fazer para evitá-los.

Também é fundamental investigar as causas de cada acidente, se ocorreram por imprudência do condutor, defeito no veículo, fatores externos ou terceiros, e assim determinar quais medidas serão tomadas, pensando em ações corretivas e principalmente as preventivas.

Sabemos que cerca de 90% dos acidentes no trânsito são causados por falhas humanas. Aqui o motorista tem papel fundamental, então você gestor de frotas, para atuar na prevenção de acidentes de sua operação, deve conhecer os comportamentos que colocam seus motoristas em risco e como atuar sobre eles. Temos um eBook que pode auxiliá-los, nele listamos os 7 principais riscos comportamentais que causam acidentes de trânsito e como trabalhá-los.

A análise dos dados coletados na planilha de gestão de acidentes de trânsito podem ajudá-lo a identificar porque eles têm acontecido e como atuar para preveni-los. A informação gera uma inteligência que proporcionará a você conhecimento para desenvolver ações imediatas, de médio prazo e de longo prazo, para zelar pela segurança de seus motoristas e terceiros que trafegam com eles diariamente. Acreditamos que sua atuação será um grande passo para um trânsito mais seguro.

Observação: um grande diferencial em que você pode investir para prevenção de acidentes de trânsito na sua frota são as tecnologias embarcadas. Elas permitem identificar os eventos de riscos que estão ocorrendo em sua operação, quem são os motoristas responsáveis, onde ocorrem e com que frequência. Tudo em uma forma simples e rápida de se visualizar. Algumas ferramentas permitem identificar esses comportamentos de risco e alertar os motoristas no momento em que as infrações ocorrem, comportamentos até mesmo como sonolência, uso de celular, entre outros. É um investimento com retorno certo!

Para finalizar, acreditamos que sua gestão de acidentes de trânsito deve buscar:

  • Identificar as causas dos acidentes de trânsito, relacionando-as com os fatores humano, via, ambiente e veículo;
  • Identificar os riscos associados aos tipos de acidentes e suas consequências;
  • Priorizar as ações para reduzir os acidentes, pensando corretivamente, preventivamente e preditivamente;
  • Selecionar, treinar, conscientizar seus motoristas;
  • Identificar veículos não aptos para a viagem ou para determinada carga;
  • Engajar as demais áreas da empresa na gestão de acidentes de trânsito e cultura de segurança;
  • Estabelecer metas e objetivos consistentes para a segurança viária;
  • Entregar os resultados esperados de redução dos acidentes de trânsito e suas consequências.

Esperamos ajudar! Então disponibilizando nossa Planilha de Gestão de Acidentes de Trânsito, acreditamos que juntos vamos ao encontro do nosso propósito de salvar vidas no trânsito. Faça o download gratuito clicando no botão abaixo:

 

gestão de acidentes de trânsito