Os 3 pilares do transporte de combustível

Postado em: Direção segura Gestão de Motorista Transporte de Combustível

O transporte de combustível está classificado como movimentação de produtos perigosos, e ao serem transportados em rodovias, requerem uma atenção especial. Não só o caminhão precisa passar por procedimentos específicos que verificam sua segurança e atestam sua liberação, como também o motorista deve ser capacitado para efetuar a movimentação da carga.

O decreto nº 96.044 estabelece o regulamento para o transporte de cargas perigosas. Além dessa legislação, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) já aprovou diversas resoluções que tratam do transporte de combustível. Há a necessidade do registro e da habilitação do condutor, o transportador também deve providenciar no Inmetro, o Certificado de Inspeção para o Transporte de Produtos Perigosos (CIPP) e o Certificado de Inspeção Veicular (CIV). É obrigatório portar nota fiscal com as informações do produto, declaração do expedidor sobre o acondicionamento adequado, ficha de emergência e envelope para transporte, emitidos pelo fornecedor e usados em caso de acidentes.

Os conhecimentos acima mencionados já são muito conhecidos e familiares das empresas que transportam cargas perigosas. Mas há outros pontos fundamentais para que as operações de transporte de combustível devem se atentar. Preparamos um eBook especial  com os 3 pilares essenciais do transporte de combustível, sem eles sua frota pode estar gastando muito mais do que devia e correndo riscos de acidentes de trânsito. Saiba mais baixando o eBook gratuitamente.

transporte de combustível

Soluções Relacionadas

telemetria veltec - condução econômica
Condução econômica

Análise de perdas na operação por condução inadequada dos motoristas através de dados de telemetria.

Ver mais
Accident Prevention
Prevenção de acidentes

Indicadores e perfil de condução dos motoristas com maior risco de acidentes de trânsito.

Ver mais
Gestão de frotas
Gestão de frotas

Total controle sobre a perfil de utilização e produtividade da frota, permitindo otimização de veículos ociosos e rápidas tomadas de decisão.

Ver mais