Você sabe o que é CCO e quais os benefícios de sua implantação?

Postado em: CCO Gestão de Frotas

 

Certamente já deve ter escutado falar sobre CCO nas empresas que trabalham com gestão de frotas, mas você sabe o que é? Conhece os benefícios da implantação de um CCO para sua operação?

O CCO (Centro de Controle Operacional) é o local onde é realizado o monitoramento dos veículos, e hoje vamos falar como essa central pode ajudar a sua empresa a obter maior eficiência e rapidez em sua operação.

CCO (Centro de Controle Operacional)É no Centro de Controle Operacional que a rotina de uma operação de transporte é supervisionada e, tanto o transporte de passageiros como de cargas, podem ser monitorados por esse departamento. A estrutura básica de um CCO consiste em uma sala com TVs que exibem o sistema de monitoramento utilizado pela empresa. Com essa estrutura é possível visualizar todos os veículos em rota e apurar possíveis desvios na operação.

A partir desse monitoramento, o CCO fornece relatórios específicos, voltados para cada tarefa ou operação que são direcionados aos responsáveis pela gestão de frotas para uma ação corretiva imediata. O Centro de Controle Operacional se relaciona diretamente com a verificação de meios e fins: se os meios estão sendo seguidos e se os fins estão sendo alcançados.

Esse controle é totalmente informatizado. A central recebe, em tempo real, informações sobre a velocidade nas vias, acompanhamento online de entregas, desvio de rotas, pontualidade das linhas, entre outras informações para que profissionais qualificados acompanhem todas as atividades e analisem os dados que podem ser convertidos em indicadores. Essa estrutura dá mais agilidade para a empresa na recepção e transmissão de informações, bem como na tomada de ações corretivas durante o processo de transporte.

Até aqui já é possível enumerar muitos benefícios que a CCO rende a empresa.

Porém, vamos destacar alguns pontos:

1. Avaliação de desempenho: A empresa tem o artifício de analisar o desempenho das operações através do acompanhamento e da monitoração do que está sendo executado.
2. Comparação do desempenho com o padrão: Consiste em comparar o desempenho atual com o desempenho desejado e anteriormente estabelecido como o padrão, além de verificar se há aprovação e conformidade entre eles.
3. Ação Corretiva: A ação corretiva é uma função básica do controle, responsável por tomar as medidas necessárias para adequar o desempenho atual da empresa ao desempenho planejado. Tem como propósito corrigir os desvios que possam vir a ocorrer no processo de execução de tarefas. É importante ressaltar que a ação corretiva não precisa atuar necessariamente na execução, ela também pode ser aplicada em outras funções administrativas, como a reavaliação do planejamento ou organização.

Então, como você pode ver, o CCO é um excelente recurso que auxilia e traz muitos benefícios à sua operação, não importa se é terceirado ou se está em sua empresa, o importante é utilizar dessa ferramenta para manter um controle mais preciso de sua frota e da sua operação.

  • deoclecio da silva

    QUEM VAI AJUDAR O TRANSPORTE RODOVIARIO NO BRASIL,MOLHORA O VALOR DO FRETE ,NA COMPRA DE CAMINHAO PELOS OS MAIS POBRES,NOS SALARIO DOS CAMIONEIROS…

  • Eric Felipe

    ALGUEM SABE O MINIMO DO SALARIO DE UM CCO ? EU FAÇO A OPERAÇÃO , MAIS EU ACHO QUE EU NAO SOU REMUNERADO POR ISSO

    • Veltec

      É mole rsrsrs

      Rony Cezar Neri
      Gerente de MKT e Vendas
      3003-1199 / (11) 987-123-565

      2017-06-07 15:10 GMT-03:00 Disqus :

    • Veltec

      Olá Eric!
      Tudo bem?

      Especificamente sobre a remuneração, não há um mínimo estabelecido.
      Você pode verificar o piso definido pelo sindicato, mas o salário pode variar de empresa para empresa.

      Um abraço.

Soluções Relacionadas

Gestão de frotas
Gestão de frotas

Total controle sobre a perfil de utilização e produtividade da frota, permitindo otimização de veículos ociosos e rápidas tomadas de decisão.

Ver mais
telemetria veltec - condução econômica
Condução econômica

Análise de perdas na operação por condução inadequada dos motoristas através de dados de telemetria.

Ver mais
Accident Prevention
Prevenção de acidentes

Indicadores e perfil de condução dos motoristas com maior risco de acidentes de trânsito.

Ver mais