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3 diferenciais competitivos agregados pelo CCO à operação

Postado em: CCO Gestão de Frotas

Você certamente já deve ter ouvido falar sobre CCO em empresas que trabalham com operações logísticas, transportes e gestão de frotas. Mas você conhece na prática o que é um CCO e como ele contribui com a performance da operação?

Nesse artigo vamos apresentar os benefícios de possuir um CCO e como isso pode influenciar nos resultados da sua operação.

O que é CCO?

O CCO (Centro de Controle Operacional) é um local onde é realizado o monitoramento dos veículos. Essa central fornece inúmeros benefícios à operação que resultam em aumento de eficiência e rapidez, além de dar mais confiança para a tomada de decisão.

CCO (Centro de Controle Operacional)

É no CCO que ocorre a supervisão completa da rotina de uma operação de transporte, seja ele de passageiros ou cargas. 

A estrutura básica de setor consiste em um local com algumas telas dispostas onde são exibidas informações importantes do sistema de monitoramento de frota da empresa. Com essa estrutura, é possível visualizar todos os veículos em rota e apurar possíveis desvios na operação.

A partir desse monitoramento, o CCO fornece relatórios específicos, voltados para cada tarefa ou operação. Esses relatórios são direcionados aos responsáveis pela gestão de frotas para que uma ação corretiva seja tomada de imediato. Esse departamento se relaciona diretamente com a verificação de meios e fins: se os meios estão sendo seguidos e se os fins estão sendo alcançados.

O controle é totalmente informatizado. A central recebe, em tempo real, dados sobre:

  • velocidade nas vias;
  • acompanhamento online de entregas;
  • desvio de rotas;
  • pontualidade das linhas;
  • entre outras informações.

Com esses dados em mãos, o CCO encaminha as informações para que profissionais qualificados realizem o acompanhamento de todas as atividades e analisem os dados que podem ser convertidos em indicadores. Essa estrutura dá mais agilidade para a empresa na recepção e transmissão de informações, bem como na tomada de ações corretivas durante o processo de transporte.

Diferenciais competitivos adquiridos com um CCO

Já conseguimos perceber como o CCO faz diferença na gestão de uma operação. A seguir, apresentamos 3 diferenciais que esse setor pode agregar à operação, de modo a aumentar sua performance e resultados.

Avaliação do desempenho da operação

Uma operação que conta com um CCO, obtém constantemente insumos para avaliar de maneira crítica o desempenho da sua operação.

Com os dados de monitoramento da frota, é possível realizar uma análise profunda acerca de comportamentos ao volante, planejamento de rotas, consumo de combustível, entre outros fatores que influenciam nos resultados da operação.

Comparativo de desempenho

Contar com um departamento dedicado a monitorar a performance da operação permite um acompanhamento mais próximo da realidade da operação.

A partir desse monitoramento, é possível diagnosticar rapidamente fatores que fogem do padrão. Isso ocorre por meio do comparativo de desempenho.

É possível realizar esse comparativo a partir de dados do histórico ou tomando como base o que foi planejado.

Ação corretiva sobre os problemas diagnosticados

Os profissionais que realizam o monitoramento da frota em tempo real, conseguem diagnosticar falhas com mais rapidez, auxiliando na atuação imediata sobre o problema. Isso gera maior agilidade e economia na gestão de frotas. A isso denominamos ação corretiva.

A ação corretiva é uma função básica do controle, responsável por tomar as medidas necessárias para adequar o desempenho atual da empresa ao desempenho planejado. Tem como propósito corrigir os desvios que possam vir a ocorrer no processo de execução de tarefas.

É importante ressaltar que a ação corretiva não precisa atuar necessariamente na execução, ela também pode ser aplicada em outras funções administrativas, como a reavaliação do planejamento ou organização.

Assim, o CCO fica responsável por identificar a conformidade do real – ou seja, do que está de fato acontecendo no dia-a-dia da operação – com o planejado – aquilo que foi pré-estabelecido como ideal em termos de desempenho.

Quando identificado desalinhamento com o planejado, a central notifica os responsáveis para tomarem providência sobre os fatores de influência.


O CCO é um excelente recurso de gestão e traz muitos benefícios à sua operação, seja ela terceira ou própria. O mais importante é utilizar dessa ferramenta para manter um controle mais preciso de sua frota, gerando mais eficiência na operação e prevenindo acidentes.

Confira o webinar “Gestão de dados de telemetria para uma operação mais eficiente”, em que gestores de frota da Rimatur e da BP Bunge Bioenergia compartilharam um pouco de suas experiências sobre o tema ↓

Atualizado por Caroline Ferroni em 03/08/2020.

 


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