O que é a fumaça preta que sai do escapamento e porque evitá-la!

Postado em: Condução Econômica Dicas Não categorizado

Quando algo está errado com nossa saúde, nosso corpo apresenta sinais como dores, manchas, coceiras entre outros. Da mesma forma ocorre com a saúde do veículo. Precisamos estar atentos aos sinais que ele apresenta, para saber se tudo está de acordo. Um dos sinais que é preciso observar é a cor da fumaça que sai do escapamento: se ela é uma fumaça negra, é um sinal de que seu veículo está precisando de cuidados especiais.

O que é a fumaça preta?

A fumaça preta ocorre nos veículos a diesel, e a coloração escura indica que o combustível não está sendo completamente queimado. A fumaça preta é, na verdade, o carbono pulverizado. É o que acontece quando não há ar suficiente para queimar o combustível.

Essa anomalia pode ser resultado de um carburador – ou injeção eletrônica – mau ajustado, ou ainda do bloqueio do filtro de ar.

A fumaça preta é extremamente poluente e contém substâncias prejudiciais à saúde e ao meio ambiente como um todo. Como é composta basicamente por carbono, suas partículas causam irritação nos olhos e garganta, redução da resistência às infecções, assim como doenças crônicas. Além disso, a fumaça preta provoca descoloração e corrosão de materiais e afeta os vegetais.

Os sintomas da fumaça preta também podem ser sentidos no bolso: ela aumenta o consumo de combustível e, se não for corrigida, pode causar danos graves ao motor, que precisará ser trocado.

Como Evitar a Fumaça Preta

Mantenha seu veículo regulado de acordo com as especificações do fabricante. Além de reduzir a poluição, você prolonga a vida do motor e economiza combustível.

Quando parado no tráfego, não acelere seu veículo desnecessariamente. Acelerando, você aumenta a emissão dos poluentes. Se o seu veículo utiliza diesel, mantenha o sistema de injeção de combustível regulado, conforme especificação do fabricante.

Observe o período de troca do(s) filtro(s) de ar. Filtro sujo aumenta o consumo de combustível e o veículo polui mais.

 

Fonte: Sofit

  • katia

    obrigada

  • Evandro Zanon

    Agradeço por essa valiosa informação.Não somente eu,com certeza muitas pessoas estão aguardando mais valiosas informações a respeito,principalmente da linha diesel (Caminhões).

    Abraço,valeu pelo trabalho ????

    • Ana Paula Tiemi Oshira

      Obrigada pelo feedback Evandro!
      Mais conteúdos bacanas estão por vir, continue nos acompanhando 🙂

      Um abraço!

  • Fabio Farias Marciano