6 grandes motivos para estar atento com a manutenção de sua frota

6 grandes motivos para estar atento com a manutenção de sua frota

Postado em: Condução Econômica Dicas Direção segura

6 grandes motivos para estar atento com a manutenção de sua frotaA manutenção preventiva da sua frota pode evitar futuros problemas danosos aos seus veículos, oferecendo vida longa a sua frota. Por isso, listamos 6 grandes motivos para estar atento à sua manutenção:

1. EMISSÕES GASOSAS E O COMBUSTÍVEL

A fumaça preta expelida pelo escapamento é um dos principais indicadores de que o motor não está funcionando corretamente. Quanto mais escura for a fumaça, maior será o consumo de combustível e agressão ao meio ambiente.

 

2. SISTEMA DE ADMISSÃO DE AR

O filtro de ar retém as partículas que estão em suspensão na atmosfera, e com o tempo a retenção de impureza satura o elemento filtrante, gerando a redução da entrada de ar e como resultado a queima do combustível não se processa completamente, expelindo fumaça preta no ambiente. Portanto, inspeções regulares são importantes para restituir o bom funcionamento do motor.

3. SISTEMA DE INJEÇÃO

Têm o propósito de dosar o combustível que alimenta o motor. Quando o volume de combustível injetado é exagerado, ele aumenta o consumo e a queima de combustível e o veículo expele fumaça preta, poluindo o meio ambiente. Se o volume for baixo, o desempenho fica prejudicado, obrigando o motorista a operar o veículo sempre em regime máximo, aumentando os níveis de emissões gasosas.

4. SISTEMA DE ESCAPAMENTO

Planejado para conduzir os gases para a atmosfera, esse sistema deve estar adequado às características do motor para não dificultar a saída dos gases e abafar o ruído pelo funcionamento do motor.
Quando apresenta vazamentos, o sistema de escapamento deixa de ser abafado e faz a descarga muito rápida dos gases queimados, resultando em maior velocidade de admissão.

5. REGULAGEM DE VÁLVULAS DO MOTOR

Válvulas com pouca folga e semiabertas permitem a expulsão do ar admitido nos cilindros ou na saída dos gases queimados. Se há folga excessiva, as válvulas abrem-se com atraso e antecipam o seu fechamento. A folga incorreta das válvulas reduz o desempenho do motor e aumenta os índices de emissões gasosas.

6. TEMPERATURA DO MOTOR

Nem muito quente, nem muito frio. É nessa temperatura de trabalho que o motor atinge sua eficiência máxima, apresentando máximo desempenho com baixo consumo de combustível e emissões reduzidas.
O excesso de temperatura pode causar danos ao motor, perda de desempenho e, consequentemente, o aumento das emissões gasosas. Geralmente é causada pelo uso de líquido de arrefecimento inadequado, vazamentos, a falta de limpeza externa do radiador, regulagens incorretas do motor, excesso de carga, dentre outros.

Quando o motor trabalha em baixas temperaturas, expele mais poluentes na atmosfera, normalmente causada por falhas da válvula termostática.

A manutenção de sua frota é essencial para evitar as quebras inesperadas e os altos custos com futuros problemas com seus veículos. Então fique ligado nessas dicas para prolongar a vida útil da sua frota.

Quer saber mais sobre como controlar os custos de sua frota? Preparamos um guia especial sobre o assunto. Baixe gratuitamente.

Download do material

Soluções Relacionadas

telemetria veltec - condução econômica
Condução econômica

Análise de perdas na operação por condução inadequada dos motoristas através de dados de telemetria.

Ver mais
Accident Prevention
Prevenção de acidentes

Indicadores e perfil de condução dos motoristas com maior risco de acidentes de trânsito.

Ver mais
Gestão de frotas
Gestão de frotas

Total controle sobre a perfil de utilização e produtividade da frota, permitindo otimização de veículos ociosos e rápidas tomadas de decisão.

Ver mais