mapa-de-acidentes

Maio Amarelo: mapa de acidentes e informações essenciais para ações preventivas na frota

Postado em: Gestão de Frotas Prevenção de acidentes Segurança

O Maio Amarelo marca um mês de trabalho intensivo em cima de ações de prevenção de acidentes no trânsito. A conscientização deve acontecer o ano todo, mas neste mês específico todos os esforços são voltados para levar informação à população sobre as consequências da imprudência e ajudar na redução de atitudes negligentes que provocam acidentes de trânsito.

Com o objetivo de reunir informações sobre acidentes de uma forma visual e de fácil acesso, a equipe de tecnologia da Veltec desenvolveu um mapa que apresenta a concentração de acidentes fatais por região por meio de pontos de calor. O mapa disponibiliza a quantidade de ocorrências do Estado de São Paulo fornecidas pelo Movimento Paulista de Segurança no Trânsito.

De acordo com o Coordenador de Desenvolvimento de Software da Veltec, Leandro Soares, o mapa abriu possibilidades de divulgar informações pertinentes de uma forma visual. A equipe conseguiu desenvolver uma inteligência para mostrar os eventos de acordo com a concentração e não apenas os mais perigosos, isoladamente. O projeto evoluiu a partir de um mapeamento dos pontos de excesso de velocidade, desenvolvido dentro da Veltec, até o formato em que está apresentado hoje.

Dessa forma, o gestor de frotas pode confrontar as informações do mapa com as ocorrências existentes na operação para traçar estratégias de prevenção. Afinal, tendo consciência das áreas de maior frequência nas ocorrências, é possível alertar motoristas para que eles dobrem a atenção e cuidado ao volante para evitar novos acidentes de trânsito.

Para apresentar as principais informações do mapa de acidentes e levar estes dados aos gestores de frota e seus condutores, reunimos alguns dados em um kit com um infográfico e drops de informações que podem ser utilizados como base para ações de Maio Amarelo em sua empresa e diretamente com os motoristas da sua frota.

Ao baixar o kit, você também pode acessar o mapa na íntegra. Confira!