Informações geradas através da inteligência de localização embasam a tomada de decisões

Postado em: Gestão Logística

 

Em uma realidade atual onde o transporte e a logística estão cada vez mais competitivos, como encontrar ferramentas tecnológicas que garantam os melhores benefícios para a operação, quer sejam do ponto de vista da segurança, ambiental ou financeiro?

O diferencial das empresas de tecnologia está na interpretação e geração de dados que realmente importam para o contratante do serviço. O cliente não pode perder tempo para processar as informações. Além de telemetria, rastreamento, roteirização e monitoramento, as soluções fornecem dados para a mobilidade de equipes em campo. O desempenho dos motoristas também é medido, assim como o tempo da direção para o controle da jornada de trabalho. É possível saber em tempo real o comportamento do quadro de condutores, adotando medidas que podem corrigir eventuais falhas.

É necessário que as ferramentas busquem dar eficiência ao comparar dados entre aquilo que é planejado e o que é executado. Com isso, as empresas podem avaliar o que precisa ser corrigido e melhorado na operação. O ponto mais importante para um gestor de frota, está no questionamento de como trabalhar as informações geradas pela inteligência da localização. Para isso é fundamental saber quais dados quer e precisa obter para melhor rendimento da sua operação. Ao definir sua estratégia, o profissional tem de fazer a tecnologia trabalhar a seu favor, evitando acúmulo de informações desnecessárias e retrabalhos.

As ferramentas mais sofisticadas podem não ser as mais indicadas para o perfil de seu negócio. O ideal é comparar os produtos e conhecer a competência das empresas para saber se elas são capazes de dispor de informações confiáveis. Ao obter informações transparentes o gestor de frota consegue saber se está bem ou mal estabelecida. Já foi o tempo em que a telemetria extraía apenas consumo de combustível, pneus, manutenção, ociosidade da frota e diminuição no volume de multas.

Hoje os dados podem proporcionar muito mais vantagens. Para isso é preciso, uma gestão estratégica dos indicadores e métricas, além da supervisão online. As informações que o gestor obtém através das soluções que tem à disposição ajudam a frota da empresa a gerar ganhos de produtividade, pensando nisso, preparamos um eBook onde falamos sobre como um BI especializado pode garantir a excelência na gestão de frotas, não deixe de ler!

 

  • deoclecio da silva

    Oque vamos fazer com todos esses aumento que a dilma ta colocando no nosso pais…