Dicas para aumentar a produtividade de entregas

Postado em: Logística

O distribuidor tem sido muito cobrado por seu nível de serviço, tanto pelas indústrias que representa quanto por seus clientes varejistas (PDV). Para atender as expectativas e exigências cada vez maiores, gestores estão buscando métodos para aumentar a produtividade nas entregas. Neste post, daremos algumas dicas para ajudar sua distribuidora a driblar alguns obstáculos e alcançar índices maiores de produtividade.

Produtividade de entregas

Roteirizar de forma inteligente
Um roteirizador pode aumentar o número médio de entregas por veículo e reduzir as entregas não realizadas por falta de tempo. Essa tecnologia serve para calcular rotas otimizadas que podem diminuir a quantidade de quilômetros percorridos e também o desgaste do caminhão e do próprio motorista.

Carregar o caminhão da maneira correta
Ajustar a ordem de carregamento do veículo à ordem de entregas reduz o tempo de descarga em cada PDV. Além disso, também pode reduzir erros de entrega, avaria e consequentes devoluções.

Monitorar entregas e frota
Acompanhar onde a equipe está e qual a situação das entregas, em tempo real, pode fazer toda a diferença. Identificar desvios de rota, tentativas de roubos de carga, erros de entrega, paradas não programadas e devoluções dão aos gestores responsáveis pelas entregas base para tomada de decisões mais assertivas quando for preciso entrar em ação.

Medir a produtividade
É preciso primeiro definir os indicadores mais importantes conforme a necessidade da sua empresa. Usar sistemas que coletem dados e permitam a análise posterior em forma de relatórios e gráficos pode ajudar nessa etapa. Este tipo de ferramenta é muito útil para encontrar problemas e/ou falhas e aumentar a produtividade nas entregas.

Dialogar com a equipe
Gerenciar pessoas é uma tarefa complexa que pode influenciar a produtividade de sua equipe e, consequentemente, das entregas também. Por causa disso, mantenha um diálogo aberto com seus colaboradores, seja para esclarecimentos, orientações, feedbacks ou alinhamento.


FONTE: http://goo.gl/e8OGIO