Cuidados com o óleo do motor

Postado em: Condução Econômica Dicas

cuidados oleo motorProvavelmente você já tenha escutado que quando o óleo do motor escurece, significa que já não é mais válido e que necessita ser trocado. Na realidade, após alguns quilômetros de uso, o óleo DEVE estar escuro, pois isso indica que ele estará desempenhando o seu papel.

A principal função do óleo é lubrificar as peças, o que reduz o atrito e diminui o desgaste dos componentes internos do motor. Além disso, ele contribui:

• Refrigerando, evitando a fusão interna do motor;
• Transmitindo energia mecânica;
• Como função detergente, limpando o motor.

Para realizar a missão de manter o motor limpo, ele carrega as sujeiras internas do motor criadas pela queima de combustível. Por isso, não é somente normal, como também é importante que o óleo fique escuro.

O mais importante é ficar atento aos prazos de troca estabelecidos pelo fabricante. Além disso, verifique frequentemente o nível do óleo para saber se ele não está abaixo do indicado.

Como verificar o nível do óleo?

• Com o motor frio, preferencialmente pela manhã antes da primeira partida e com o veículo em piso nivelado, retire a vareta do óleo, limpe-a com um pano ou papel, insira e retire-a novamente.

• O nível de óleo deve estar entre as marcas “Mín” e “Máx” gravadas nela.

• Se o nível do óleo estiver acima do normal verificado normalmente, pode ter ocorrido acréscimo em excesso de lubrificante no motor ou mistura de água por possível rompimento da junta do cabeçote do motor. No último caso, recomenda-se não ligar o veículo, pois a lubrificação no motor estará prejudicada em função da água. No primeiro caso, o excesso de óleo poderá ocasionar contaminação das velas de ignição.

• Se necessário, complete com o óleo de mesma marca e/ou recomendado pelo fabricante.

Devo trocar o filtro do óleo?

Sim, e em todas as trocas de óleo. Recomenda-se que a substituição seja feita sempre em conjunto, para evitar que as impurezas antigas contaminem o óleo novo.

Fique sempre atento com os cuidados de seu veículo, é de extrema importância para a econômica e segurança de sua frota!

Quer saber mais sobre gestão de frotas? Preparamos um Guia muito bacana te contando tudo sobre como ter uma Política de Frotas Eficiente! Baixe o conteúdo gratuitamente, e depois nos conte sua opinião 😉

 

Soluções Relacionadas

telemetria veltec - condução econômica
Condução econômica

Análise de perdas na operação por condução inadequada dos motoristas através de dados de telemetria.

Ver mais
Prevenção de acidentes no trânsito
Prevenção de acidentes

Indicadores e perfil de condução dos motoristas com maior risco de acidentes de trânsito.

Ver mais
Gestão de frotas
Gestão de frotas

Total controle sobre a perfil de utilização e produtividade da frota, permitindo otimização de veículos ociosos e rápidas tomadas de decisão.

Ver mais