Conheça os critérios para a aprovação de sistemas de monitoramento para o monitriip

Postado em: Monitoramento

 

Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) continua avançando em seu objetivo de agilizar a implantação do monitriip nas empresas de transporte de passageiros.
Nesse post explicamos melhor o que é a resolução 4.499 e quais informações deverão ser disponibilizadas através do monitriip.

Hoje vamos falar sobre alguns critérios que são exigidos pela ANTT na aprovação de um sistema de monitoramento para atender o monitriip.

As empresas fornecedoras de subsistemas embarcados deverão solicitar a certificação de seu subsistema junto ao um dos organismos de certificação designados (OCD) que atestará o cumprimento dos requisitos de compatibilidade, operação e envio de dados do sistema de monitoramento. Após esse processo, a homologação será realizada pela ANTT.

O sistema que é exigido pela ANTT consiste na instalação de equipamentos embarcados em todos os ônibus da frota das transportadoras, que farão a leitura e a transmissão dos dados da viagem (número de passageiros, tarifas, cumprimento da programação do horário entre outros) por meio de conexão móvel de dados (3G).
As empresas de transporte de passageiros serão responsáveis pela aquisição, implantação e manutenção dos equipamentos necessários para o sistema, bem como pela coleta, armazenamento, disponibilização e envio dos dados para a agência.

Clique aqui para acessar o regulamento na íntegra.

O monitriip traz benefícios aos usuários, maior transparência nas operações e informações em tempo real sobre as viagens dos passageiros. A iniciativa representa um grande avanço na gestão de transporte de passageiros, pois permitirá acompanhar de maneira mais eficiente a execução dos serviços e aperfeiçoar a ação fiscalizatória da ANTT, otimizando recursos humanos e financeiros.

O assunto ainda está gerando muitas dúvidas entre as empresas de transporte de passageiros e para auxilia-los, desenvolvemos este guia que responde a vários questionamentos levantados por nossos clientes em uma das reuniões realizadas pela Veltec.

A ANTT vai realizar em sua sede em Brasília, uma reunião técnica no dia 02/10, com o objetivo de debater e esclarecer requisitos e características do monitriip, assim como seu regulamento de avaliação de conformidade, aprovado pela portaria SUEXE nº 01, de 30 de junho de 2015.

Estamos acompanhando todo o processo de implantação da resolução e em breve publicaremos novas informações.

Acompanhe nosso blog e fique por dentro das próximas notícias da ANTT.

 

  • Roberto Antunes de Cesar

    Grato, pelas informações.