Dicas de como utilizar corretamente o ar-condicionado do veículo

Dicas de como utilizar corretamente o ar-condicionado do veículo

Postado em: Condução Econômica Dicas

Por  vivermos em um país de clima bem quente, o ar-condicionado é um acessório que está sendo cada vez mais incluído nos veículos que saem das montadoras. É difícil encontrar alguém que não goste do conforto que ele proporciona, tanto na cidade quanto na estrada. Mas é preciso saber utilizar o ar-condicionado corretamente, para que ele tenha uma maior vida útil.

 

Listamos alguns cuidados e formas de utilizar o ar condicionado, confira:

  • Devemos ligar o ar-condicionado pelo menos uma vez por semana, para que ele se mantenha em boa forma.  Sistemas de ar-condicionado automotivo que ficam muito tempo desligados, tendem a perder o gás refrigerante, fato que acontece em muitos veículos usados já com vários anos de idade.
  • Ligar o ar condicionado não consome o gás do sistema e ele não precisa ser completado ou reposto se tudo estiver em dia. Ele só vazará em caso de defeito. O gás do ar também não vicia e nem fica velho, com tudo correto, ele pode durar toda a vida útil do carro.
  • Diferentemente do motor do carro, o óleo do ar (sim, vai óleo no ar), ele precisa ser trocado ou completado só em caso de vazamento ou manutenção do sistema.
  • Em dias frios o ar também pode ser utilizado! Ele pode ser usado para aquecer o ambiente, antes de o motor estar quente o suficiente para nos entregar ar quente sem o ar-condicionado. Ele também pode ser usado para desembaçar os vidros. Jogando ar forte no para-brisa, ele desembaça, não importa se o ar é quente ou frio.
  • Na cidade, o carro gasta em média de 10% a 20% mais combustível com o ar ligado do que se estivesse desligado.
  • O aumento de consumo na estrada é equivalente. Tanto faz se você andar com os vidros abertos ou com o ar-condicionado ligado. Isso porque os vidros abertos produzem um arrasto aerodinâmico muito grande.
  • A cada seis meses você pode procurar uma empresa especializada para verificar as mangueiras, a pressão do gás, e também o filtro de partículas, que quanto está muito sujo, mais atrapalha do que ajuda.
  • É importante que o ar condicionado seja desligado quando o destino final estiver próximo, mantendo o aparelho somente na ventilação. Assim, elimina-se a umidade na tubulação, evitando o aparecimento de fungos.

Esperamos que essas dicas sejam úteis para o melhor uso do ar-condicionado. Saiba como economizar mais com nosso guia sobre como controlar custos na gestão de frotas.Download do material

  • luciano

    Muito útil!

Soluções Relacionadas

telemetria veltec - condução econômica
Condução econômica

Análise de perdas na operação por condução inadequada dos motoristas através de dados de telemetria.

Ver mais
Gestão de frotas
Gestão de frotas

Total controle sobre a perfil de utilização e produtividade da frota, permitindo otimização de veículos ociosos e rápidas tomadas de decisão.

Ver mais