Como contratar a melhor empresa para o transporte terceirizado?

Postado em: Dicas Gestão de Frotas

 

Ao optar pela terceirização de frota de veículos, alguns pontos devem ser levados em conta na hora de escolher os melhores fornecedores para que essa opção se torne a mais rentável para a empresa. Vários fatores influenciam na escolha do transporte de cargas, conheça alguns que devem ser verificados antes de definir um novo parceiro de transporte:

1 – Informação precisa na cotação de preços é fundamental. Tenha em mãos o peso e volume da carga, rotas fixas e número de paletes para receber os orçamentos detalhados e comparar os menores custos

2- É importante consolidar os pedidos. Se você sabe que vai ter vários pedidos para um mesmo local, tente enviá-los ao mesmo tempo. Tenha flexibilidade quanto ao tempo de entrega, quanto mais tempo você tiver para que a transportadora realize a sua entrega, mais barato será o seu frete.

como contratar transporte terceirizado

Outra dica importante é trabalhar estoques segmentados, de acordo com os tipos de mercadorias. Produtos com maior saída podem ter um estoque separado e um modo de distribuição diferenciada para ganhar em agilidade de entrega e redução de custos, por exemplo.

3- Avalie se a transportadora tem centrais de distribuição nos Estados de seus principais clientes. A linha direta de movimentação elimina a baldeação e reduz custos e tempo de entrega.

4- Os tempos de deslocamento são importantes, mas a disponibilidade e a capacidade de uma transportadora alocar a carga também é essencial, principalmente quando for necessário uma coleta tardia ou uma entrega antecipada. Descubra se a empresa tem flexibilidade para atender esses pedidos.

5- Avalie o desempenho de seus fornecedores criando indicadores e métricas e cobre-os quando estiverem abaixo do desempenho esperado. A falta de profissionalização do transportador pode colocar em risco a imagem de sua empresa, por isso estabeleça uma política de boas práticas a serem seguidas pelos fornecedores, incluindo aí os indicadores e relatórios que devem ser apresentados por eles. Alguns dos indicadores que podem ser monitorados são: tempo de entrega, manutenções periódicas nos veículos, respeito à capacidade de peso e carga do veículo e comportamento dos motoristas ao volante.

6- Mensure seus resultados! Controle os custos de transporte para saber se sua estratégia está sendo eficiente. Os custos de cada viagem devem ser registrados em planilhas ou sistemas de controle financeiro para avaliação e comparação. Baixe aqui um modelo de planilha da ANTT para controle de custos com transporte e simulação dos custos com frete.

7- O atendimento ao cliente deve ser prioridade. As transportadoras precisam oferecer mais de um canal de contato. Descubra se a transportadora possui atendimento especializado que possa atender a perguntas específicas sobre o seu transporte.

8- Dispor de dados em tempo real é essencial hoje em dia para monitorar onde a mercadoria está e quando será entregue, além de inibir furtos, roubos, desvios de rotas e outras condutas inapropriadas dos motoristas. Certifique-se que a transportadora tenha uma tecnologia de monitoramento com alertas online e que essas informações possam ser disponibilizadas à sua empresa.

Soluções Relacionadas

telemetria veltec - condução econômica
Condução econômica

Análise de perdas na operação por condução inadequada dos motoristas através de dados de telemetria.

Ver mais
Gestão de frotas
Gestão de frotas

Total controle sobre a perfil de utilização e produtividade da frota, permitindo otimização de veículos ociosos e rápidas tomadas de decisão.

Ver mais