Nacional Expresso

  • Nome: Nacional Expresso
  • Matriz: Uberlândia - MG
  • Indústria: Serviços
  • Produtos e Serviços: Transporte Rodoviário de passageiros em linhas regulares Estaduais,
    Federais, Internacional, Agência de Turismo, Fretamento e Encomendas.
  • Nº de funcionários: 1.500
  • Frota: 300 veículos
  • Site: nacionalexpresso.com.br

Resultados

“Hoje com a parceira Veltec conseguimos estipular metas a serem cumpridas e realizamos previsões de custos mensais e anuais. Já conquistamos uma redução de aproximadamente 400 mil reais anual com ociosidade e consumo de óleo diesel. Parceria que deu certo com grandes resultados”.

Luciano Melo Gerenciamento de frota - Nacional Expresso

R$ 400 mil/ano

economizados com ociosidade do motor (parado ligado)

Mais de 60%

de redução nos excessos de velocidade.

O grupo Nacional Expresso é constituído pelas empresas Rotas Viação do Triângulo, Viação Estrela e Expresso Araguari.O grupo oferece serviços e soluções em transporte de pessoas e encomendas com ênfase na qualidade e no atendimento aos clientes internos e externos, visando o crescimento da empresa, com responsabilidade social. Atualmente o grupo Nacional Expresso atende as regiões Norte, Sudeste, Centro-Oeste, Sul e a linha internacional para Assunção no Paraguai. Transportando cerca de 350 mil passageiros por mês, o grupo realiza 10.385 viagens, percorrendo 2.950.000 de KM com um consumo médio de 950 mil litros de combustível mensalmente.

A principal necessidade do grupo era ter o acompanhamento sistemático e on-line das viagens diárias, do consumo de combustível, excessos de velocidade e ociosidade do motor durante as viagens, obtendo assim registros para buscar uma estratégia mais eficaz na redução de custo.

O grande desafio do grupo Nacional Expresso é trabalhar na orientação e aperfeiçoamento dos motoristas, visando uma boa condução, diminuição no consumo de óleo diesel, diminuição da ociosidade do motor e redução a zero nos excessos de velocidade.

Através da telemetria avançada e dos indicadores de desempanho, foi possível monitorar e gerar relatórios diariamente dos 750 motoristas durante suas viagens, os quais recebem um feedback ao final de cada viagem. Através desses relatórios diários foi possível criar um ranking dos motoristas em relação ao consumo de combustível, excesso de velocidade e ociosidade do motor, “no final de cada semana é passado a prévia do ranking e a cada final de mês com o fechamento do mesmo premiamos os motoristas com as melhores conduções e analisamos quais precisam de orientação/treinamento para conseguirem ficar dentro das médias pré-estabelecidas para o modelo de carro e do trecho que estão conduzindo”. Juntamente com o ranking foi possível levantar e comparar quais das 11 unidades do grupo estão com um bom trabalho de redução de custo e quais estão precisando de mais acompanhamento para que possam atingir suas metas de redução de custos.

Através da instalação do leitor CAN (Scan Fuel) instalado em nossos ônibus eletrônicos Volvo podemos observar, por exemplo que em certo de trecho de 500km, com o mesmo modelo de veículo tínhamos motoristas que faziam o percurso com uma diferença de 20 litros de óleo diesel de uma condução para outra, em posse dessas informações conseguimos orientar e trabalhar com esses motoristas para que ele conseguisse realizar esse percurso dentro do padrão, sem gerar desperdício. Estamos conseguindo através desse processo um resultado fantástico com a redução de consumo. Outro fator que conseguimos mais de 30% (R$ 300 mil) de redução anual foi com a ociosidade (motor ligado parado). Com os excessos de velocidade não foi diferente, tivemos uma redução absurda, mais de 60% de redução dos excessos desde que começamos com o ranking dos motoristas.