Rimatur Transportes - Veltec

Rimatur Transportes

  • Nome: Rimatur Transportes
  • Matriz: Curitiba - PR
  • Indústria: Serviços
  • Produtos e Serviços: Transporte rodoviário de passageiros por fretamento (contínuo e eventual)
  • Nº de funcionários: 769
  • Frota: 430 veículos
  • Site: http://rimatur.com.br/

Resultados

“O consumo do carro parado com o motor ligado era em torno de 12 mil reais por mês, nos últimos 2 anos e meio reduzimos pela metade, hoje está na ordem de 6 e meio, então reduzimos 50% deste custo.”

Renato Azevedo Diretor Operacional - Rimatur

50%

de consumo de combustível do veículo parado com o motor ligado ao mês.

R$ 200 mil

de economia anual

A Rimatur Transportes Ltda. atua no segmento de transporte fretado contínuo e eventual. Desde 1990 vem conquistando um bom conceito no mercado devido a grande preocupação na prestação de seus serviços, bem como na atualização e manutenção de sua frota, baseada nestes princípios a Rimatur ocupa hoje a privilegiada posição de ser a (2ª) segunda maior empresa (Transporte Moderno – Maiores e Melhores edição 19 – novembro de 2011) deste segmento no Brasil. A empresa destaca-se no mercado pelo dinamismo e parceria que procura desenvolver junto com os seus clientes e fornecedores.

  • Ter informações que auxiliassem a tomada de decisão;
  • Analisar desempenho dos motoristas e veículos;
  • Automatização da operação logística;
  • Trabalhar com dados confiáveis quanto a quilometragem percorrida e o consumo de combustível.

A gestão era somente por controle de escala, não existia monitoramento dos veículos o que dificultava, por exemplo, verificar se o carro rodou o que realmente deveria rodar. Não havia localização instantânea do veículo para a fiscalização de pontualidade ou correto cumprimento dos roteiros estabelecidos, as velocidades só podiam ser verificadas pelos discos de tacógrafo, e os controles eram feitos manualmente. Implantar um sistema de tecnologia avançado que suprisse a necessidade de informações para tomadas de decisões rápidas e ajudasse na geração de controles sobre as perdas operacionais e custos invisíveis era essencial para um melhor desempenho da frota, tanto no seu aproveitamento físico, como de seus custos de operação.

A Rimatur adquiriu as soluções da Veltec para monitoramento e telemetria, além do controle de combustível, que possibilitou reduzir custos com a frota e obter informações precisas para tomada de decisões rápidas. Hoje utilizam o sistema de uma maneira mais forte. Realizam um projeto de automação de processo, onde buscam a menor quantidade de interferência humana possível, o ERP da empresa está integrado ao nosso sistema de monitoramento e ao controle de abastecimento, possibilitando colher as informações de forma eficaz. Existe uma equipe destinada ao controle da frota e logística. Essa equipe faz a elaboração e ajustes dos itinerários para os clientes e toda a parte de acompanhamento do monitorando. Eles extraem relatórios como: carro parado com o motor ligado, excesso de giro de motor, excesso de velocidade, desvios de rotas e etc. Com esses relatórios é possível orientar os motoristas, e chamá-los para uma reciclagem de acordo com a forma como conduzem o veículo.

“Com as soluções da Veltec, um dos controles possíveis é realizar um filtro com desvio de itinerário, que no nosso caso optamos por fazê-lo para desvios iguais ou maiores que 10% da quilometragem definida por itinerário/veículo, este desvio hoje nos dá um custo adicional por mês de aproximadamente 15 mil reais. Então todo aumento de itinerário que ultrapassar de 10% do previsto, nós tratamos, a equipe conversa com o motorista para entender qual o problema e corrigi-lo. Estas ações já renderam significativa redução com esta despesa desnecessária e quando eliminada juntamente com outros ajustes e correções, nos dará uma economia anual na ordem de R$200 mil, o que é bastante significativo. Nós não teríamos como fazer isso se não tivéssemos o sistema de monitoramento e controle da Veltec”.