[Infográfico] Por que dirigir com sono é tão perigoso?

Postado em: Direção segura Gestão de Motorista Prevenção de acidentes

 

Dirigir com sono impacta diretamente na segurança dos motoristas, a direção consciente requer o máximo de atenção do condutor.

 

São muitos os fatores que influenciam a segurança de sua direção como: seu estado emocional e físico, a manutenção do veículo, as regras de trânsito, a sinalização, pedestres, estado da via e outros veículos. 

 

Para que alcance a atenção necessária, um dos requisitos principais para que o condutor dirija em segurança é: estar descansado e sem sono.

 

A sonolência é uma das maiores causas de acidentes e fatalidades de trânsito no Brasil. Essa informação é alarmante! Você sabia que os efeitos do sono ao volante, são comparados com os das bebidas alcoólicas? A fadiga afeta os reflexos dos motoristas e suas condições de dirigir em segurança, sendo tão fatal como ingerir drogas e álcool antes de dirigir.

 

Como você tem cuidado da segurança de seus motoristas quando o assunto é sono? 

 

Você tem grande responsabilidade sobre seus condutores e sobre o trânsito brasileiro. É responsabilidade de sua gestão de frotas controlar como seus motoristas estão dirigindo, não deixar que entrem em direção se estiverem muito cansados  e conscientizá-los sobre a relevância dessa preocupação para a segurança deles e de terceiros. 

 

Quer saber mais sobre porque dirigir com sono é tão perigoso? Preparamos um infográfico com informações muito relevantes para sua gestão! Preencha o formulário e baixe o infográfico gratuitamente.

 

 

Não dormir o suficiente para cumprir todas as funções que mencionamos anteriormente pode ter consequências negativas como o aumento de estresse, da pressão sanguínea e o desequilíbrio do metabolismo. E quando associado à direção, não dormir o suficiente pode causar um acidente de trânsito facilmente.

 

A sonolência é um estado biológico natural – não pode ser controlada. Ela é o estágio inicial do sono e é percebida quando os reflexos diminuem, os bocejos começam a aparecer e as pálpebras ficam pesadas.

 

Apesar desses “avisos” que o corpo dá, muitos motoristas insistem em dirigir mesmo nestas condições. A falta de sono é muitas vezes remediada com truques como ingerir bebidas com cafeína, que podem auxiliar por um pequeno espaço de tempo, mas não irá resistir à pressão do sono.

 

Um pequeno cochilo na direção pode não acabar bem. Pesquisadores afirmam que dormir na direção é a terceira maior causa de mortes de trânsito no país, atrás apenas de guiar sob o uso do álcool e do excesso de velocidade. Então comece a agir agora sobre a segurança de seus motoristas e frota!

 

Tem interesse sobre o tema? Desenvolvemos um completo Guia do Sono e Direção, abordando:

  • O que é o sono reparador e sua importância;
  • A privação do sono e suas consequências;
  • Como cuidar dos seus motoristas
  • Case com iniciativas de sucesso como: sala de estimulação, estratégias para liberação dos motoristas para viagem, cronobiologia para desenvolvimento das escalas, ações preventivas e muito mais! 

 

Você pode acessá-lo fazendo o download gratuito abaixo:

 

 

Soluções Relacionadas

Accident Prevention
Prevenção de acidentes

Indicadores e perfil de condução dos motoristas com maior risco de acidentes de trânsito.

Ver mais
Gestão de frotas
Gestão de frotas

Total controle sobre a perfil de utilização e produtividade da frota, permitindo otimização de veículos ociosos e rápidas tomadas de decisão.

Ver mais
videomonitoramento embarcado
Videomonitoramento e sensor de fadiga

Câmeras embarcadas nos veículos, proporcionando maior controle e segurança da operação.

Ver mais