Gestor de frotas

As 9 competências de um bom gestor de frotas

Postado em: Condução Econômica Dicas Gestão de Frotas Logística

Qualidade e produtividade são fundamentais para o aumento da eficiência na gestão de frotas e quando bem trabalhadas geram maior competitividade para as empresas, característica imprescindível considerando o mercado atual. E para atingir a competitividade no gerenciamento do transporte, é necessário reduzir custos, sem comprometer a qualidade do resultado final das operações, e ainda garantir a segurança e satisfação dos clientes, usuários e operadores.

Ao gestor de frotas cabe então estar preparado para este desafio com a busca por qualificação, conhecimentos e atualização contínua. E sabe quais são as principais competências que este profissional precisa ter? As apresentamos logo abaixo:

1. É ORGANIZADO

O gestor de frotas precisa ser organizado e saber administrar bem seu tempo e de sua equipe. Uma gestão eficiente é precedida pelo gerenciamento apropriado do tempo, com as prioridades elencadas de maneira correta, sendo as tarefas cumpridas sem atrasos ou prorrogações.

2. LIDERA E MOTIVA

Um bom gestor conhece as habilidades e formas de trabalhar de cada membro de sua equipe, sabendo como extrair todo potencial de seu grupo. Ele busca encontrar formas de motivá-los para que a produtividade não seja afetada e que os objetivos planejados sejam atingidos.

3. TREINA E QUALIFICA SUA EQUIPE

Ter sua equipe bem preparada e motivada para a realização de suas tarefas é de extrema importância, para isso é indispensável estar atento à preparação da mesma como um todo. Oferecer treinamentos é uma ótima forma de os manterem sempre atualizados e motivar sua equipe a alcançar as metas estabelecidas. Além da motivação, os treinamentos contribuem para um melhor relacionamento da empresa com o colaborador.

4. CONHECE SEU MERCADO DE ATUAÇÃO

Em seu dia a dia de trabalho o gestor de frotas toma muitas decisões importantes no que diz respeito a todo processo logístico e para tomá-las corretamente, é preciso que ele conheça com profundidade o mercado, suas sazonalidades e o segmento em que atua. O benchmarking é um método relevante neste ponto, pois procura sistematicamente pelos processos, ideias e procedimentos mais eficazes que conduzam sempre a um melhor desempenho.

gestor de frota

5. SABE SE COMUNICAR

Os ruídos de comunicação devem ser evitados sempre, pois acarretam interpretações erradas e consequentemente problemas no andamento das operações. É necessário que o gestor seja claro em suas determinações, garantindo maior agilidade e precisão no desenvolvimento das mesmas, evitando-se assim qualquer tipo de retrabalho. Quando se investe em comunicação o gestor consegue estabelecer conversas mais relevantes, demonstrando também, a valorização de seus colaboradores.

6. TEM RESILIÊNCIA EMOCIONAL

Com as grandes responsabilidades que tem em mãos, o gestor de frotas deve ter sensibilidade para lidar com os eventuais conflitos que surgirem, sabendo contornar todas as adversidades com calma e sem tomar atitudes precipitadas. Também deve ter a capacidade de lidar com pressão e cobranças, mantendo o mesmo nível de produção e análise.

7. COMPREENDE AS FINANÇAS

Para tomar decisões mais acertadas, o gestor precisa compreender e analisar tudo o que se relaciona aos custos de sua frota. Há softwares que recolhem dados sobre a condução de seus motoristas, demonstrando quais são os maiores gastos, facilitando a identificação de onde podem trabalhar para tornar suas operações menos custosas. Tal fato auxilia na construção de planejamentos com previsões de custos mais precisas e maior possibilidade de uma rentabilidade satisfatória.

8. DOMINA AS INFORMAÇÕES

É imprescindível que o gestor de frotas tome decisões corretas e para isso, ele precisa ter em mãos informações rápidas e precisas ao seu dispor. Neste tópico destaca-se a importância de se investir em um sistema de monitoramento e gestão de frotas, que facilitará a previsão de gastos, localização dos veículos, gestão da disponibilidade dos mesmos e o melhor planejamento das rotas. A tecnologia tem função importante neste item, pois reúne a maior quantidade de dados possíveis sobre a frota com relatórios disponíveis a qualquer momento, facilitando a verificação dos resultados e consequentemente as tomadas de decisões são mais rápidas e seguras.

9. PADRONIZA PROCESSOS

As atividades vindas da gestão de frotas devem ser desempenhadas da melhor forma e de maneira integrada. Para isso é interessante o gestor criar e gerenciar uma padronização de processos, assim todas as atividades relacionadas à frota devem ser desenvolvidas de acordo com o padrão estabelecido. Neste caso, um documento como a política de frotas pode fazer grande diferença em direção a uma gestão mais eficiente.

Busque desenvolver essas qualidades em sua gestão de frotas e certamente alcançará maior produtividade, controle e redução de custos nas operações. Você possui essas características? Acha que alguma competência importante ficou de fora?

Uma forma de se aperfeiçoar profissionalmente é tomando consciência dos principais erros cometidos por profissionais na mesma posição que você (talvez até por você mesmo), agir para corrigi-los e não falhar nos mesmos pontos novamente. Confira nosso material especial e veja quais são os erros mais comuns que podem atrapalhar sua gestão de frotas.

Download do material

  • GUILHERME

    PADRONIZAÇÃO DA FROTA E CONTROLE RASTREAMENTO

  • Sérgio Barbosa Magalhães

    Ana boa tarde! Estou lendo seu artigo na data de 06/04/2017, ou seja quase um ano após sua publicação. Por favor gostaria de poder escrever sobre o assunto, pois estou em um momento importante profissional. O momento que vivemos é muito difícil e estou procurando uma nova oportunidade. Gostaria de conversar mais pois gostei muito do seu artigo, e preciso saber se podemos trocar informações sobre o segmento e me motivar para uma mudança tão profunda. Me chamo Sérgio Magalhães e meu email; smagalhaes59@gmail.com Obrigado e aguardo seu retorno.
    Att

    • Veltec

      Olá Sérgio!
      Tudo bem?

      Ficamos muito felizes que tenha gostado do artigo!
      Que bacana! Retornei o contato por email.

      Fico à disposição!
      Um abraço!

    • Veltec

      Olá Sérgio!
      Tudo bem?

      Que bacana! Ficamos muito felizes que tenha gostado do artigo!
      Retornei o contato por email.

      Fico à disposição!
      Um abraço!