8 Dicas para um ano (realmente) novo em sua gestão de frotas!

Postado em: Gestão de Frotas Gestão de Motorista

Após as retrospectivas e comemorações, entramos realmente em 2018! E para que seja um ano de fato novo, trouxemos algumas recomendações importantes buscando que sua gestão de frotas comece com o pé direito – afinal, o mercado não para!

Quando falamos em planejamento para um novo ano, sempre lembramos de orçamentos, metas, números, gráficos, o que realmente é importante. Mas especificamente hoje, nosso foco é outro, vamos falar sobre a pessoa essencial por trás de toda eficiente logística: você, gestor de frota. Acreditamos que a verdadeira gestão de frotas é uma relação mútua de transformar e aprimorar as operações, enquanto você também é transformado no processo.

É por isso que fizemos uma seleção de resoluções que podem ampliar seu potencial neste ano – reunimos inclusive ferramentas para facilitar e sistematizar o processo. Tudo isso, para você se desenvolver como líder e estrategista, evoluindo ainda mais em sua jornada como gestor de frotas. Preste atenção na seleção que levantamos a seguir para auxiliá-lo no alcance de um ano muito mais produtivo:

  1. gestão de frotasBUSCAR AUTOCONHECIMENTO

Invista tempo para se autoconhecer, busque identificar suas forças, fraquezas e, principalmente, o que você pode e quer realizar. Você é muito mais capaz de liderar outras pessoas, quando sabe se autoliderar. Se visa realmente aprimorar sua gestão de frotas, precisará começar a mudança a partir de você mesmo, uma vez que será modelo para sua equipe.

  1. SER INTENCIONAL

Relembre ou descubra qual é o seu propósito pessoal e profissional, aquilo que realmente te coloca em movimento. Talvez ele tenha se alterado ao longo do tempo desde quando você começou sua profissão, assim, ter clareza dessa evolução e do porquê você faz o que faz hoje, amplia sua capacidade de ser resiliente quando os desafios deste novo ano chegarem. Uma dica! Preste atenção nas ações que te deixam extremamente motivado e no ápice das suas habilidades, elas são o caminho para você realizar feitos extraordinários como pessoa e profissional.

  1. TER INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

A rotina de um gestor de frotas pode ser muito estressante, não se deixe levar, pois pode ser prejudicial para seu trabalho, equipe e sua própria saúde. Procure cultivar sua inteligência emocional despendendo a mesma energia com que busca conhecimento técnico. Há cinco componentes importantes para se aprimorar diariamente: autoconhecimento, autocontrole, motivação, empatia e habilidades sociais. E frisamos, neste aspecto o ato de decidir é chave. Para que haja aprimoramento verdadeiro, é preciso que tenha uma vontade genuína de mudar, a transformação constante precisa fazer sentido para quem a busca.

  1. ADQUIRIR FLEXIBILIDADE

Este ano pode ser bem atípico, teremos Copa do Mundo, Eleições e outros acontecimentos que talvez nem esperemos. Para lidar com certas incertezas, a flexibilidade é fundamental. Esta habilidade te capacita a lidar bem diante de uma situação nova e desafiadora, mudar, se reinventar, saber ler o que está acontecendo a sua volta e aprender as respostas certas: ser flexível também é transformação.

  1. SER MAIS RESILIENTE

Muitos resultados não serão atingidos imediatamente, então mantenha-se firme naquilo que almeja alcançar. Lembramos a importância de se manter ao longo do ano suas motivações, esforços específicos e foco, além de ter muito claras as prioridades no curto, médio e longo prazo para atingi-las. Se há motivos para comemorar, é porque também houveram erros durante a caminhada que propiciaram o aprimoramento de sua gestão de frotas, a máxima continua.

  1. APRIMORAR A GESTÃO DO TEMPO

gestão de frotas

A rotina corrida faz parecer que cada vez temos menos tempo. Mas encontrar espaços na agenda para trabalhar sem interrupções e se dividir entre a família, o trabalho e suas paixões é fundamental. Outro ponto é saber lidar com a briga entre o que é importante e urgente, aqui não deixe que os incêndios de todo dia o impeçam de olhar a estratégia macro de sua gestão de frotas. Pare de estar ocupado e comece a ser produtivo. Descubra como reduzir as interrupções, fazer mais em menos, tenha o tempo como o seu melhor recurso.

Uma dica importante: há softwares que podem agilizar muito seu trabalho como gestor de frota, com eles é possível acompanhar frequentemente o comportamento de seus motoristas, enxergando de forma fácil, rápida e fidedigna, como estão os indicadores que realmente impactam sua gestão. Um exemplo é o Vfleets, que permite monitorar seus veículos e motoristas através de indicadores gráficos, ranking de condutores e boletins diários. Bastam apenas 3 cliques para o gestor identificar os responsáveis que estão deixando seus indicadores no vermelho e traçar ações corretivas. Recursos que com a gestão certa, fazem toda a diferença nos resultados de suas operações, principalmente quando o foco é condução econômica e direção segura.

  1. CUIDAR DOS LAÇOS

Crie um ambiente mais flexível e agradável de trabalho, hoje o salário buscado não é somente monetário, mas sim a realização como um todo. Tem uma equipe muito eficiente de colaboradores? Então os valorize! Aproveite o início do ano e escale uma reunião para mostrar como as operações evoluíram durante 2017 e agradeça a todos que fizeram parte desse crescimento.

Em sua gestão de frotas busque ser presente, também pode e deve ser exigente. Peça mais informações e detalhes sobre a experiência e visão estratégica de sua equipe, monitore suas operações de perto. Converse com eles sobre as entregas que foram feitas em 2017 e sobre as prioridades que têm em mente para 2018. É importante conhecer e estreitar a relação com seus colaboradores, de forma que sua estratégia de liderança esteja alinhada com as reais necessidades da equipe e operações.

  1. FAZER A DIFERENÇA

Por fim, questione o seu papel como agente de transformação. Troque as reclamações por uma reflexão mais profunda sobre o impacto que você tem em sua equipe, clientes, fornecedores e por onde sua frota alcança. A Veltec tem o propósito de salvar vidas no trânsito dando o melhor em nosso trabalho e soluções. Já pensou o quanto você, em sua gestão de frotas pode contribuir para este propósito? Você e sua equipe são essenciais para fazer a diferença por um trânsito mais seguro, pense nisso!

gestão de frotas

 

Esperamos ter ajudado e aproveitamos para desejar um ano de fato novo! Agora é hora de dar o start! Um objetivo sem um plano não é mais que um desejo, então reflita, planeje e aja. Pegamos emprestadas as palavras de Drummond para finalizar este post: “Para ganhar um Ano Novo que mereça este nome, você, meu caro, tem de merecê-lo. É dentro de você que o Ano Novo cochila e espera desde sempre”.

 

gestão de frotas

Soluções Relacionadas

telemetria veltec - condução econômica
Condução econômica

Análise de perdas na operação por condução inadequada dos motoristas através de dados de telemetria.

Ver mais
Prevenção de acidentes no trânsito
Prevenção de acidentes

Indicadores e perfil de condução dos motoristas com maior risco de acidentes de trânsito.

Ver mais
Gestão de frotas
Gestão de frotas

Total controle sobre a perfil de utilização e produtividade da frota, permitindo otimização de veículos ociosos e rápidas tomadas de decisão.

Ver mais