5 Riscos comportamentais que contribuem para o acidente de trânsito

Postado em: Segurança

Pesquisas demonstram que o principal contribuinte para um acidente de trânsito é o comportamento individual dos condutores. É por isso que um primeiro passo essencial em qualquer programa de redução de acidentes é entender os comportamentos específicos que colocam o motorista em risco.

celular1.jpg

Com base em pesquisa realizada pelo Grupo de Pesquisa de Condução da Universidade de Cranfield e DriverMetrics®, aqui estão 5 comportamentos de alto risco dos motoristas que contribuem para o acidente de trânsito.

1 – Fadiga do condutor

Longos turnos, períodos curtos de sono e ser incapaz de fazer uma pausa podem contribuir para a fadiga e aumentar o risco de acidente.

2 – Excesso de velocidade

Dirigir rápido demais é o principal fator que contribui para acidentes relacionados ao trabalho. Existe uma grande relação entre a velocidade dos veículos e a gravidade da lesão nos acidentes, sendo o excesso de velocidade preditor de envolvimento acidente fatal.

3 – A pressão do tempo

A combinação de problemas, personalidade, motivação e influências organizacionais podem fazer um motorista se sentir pressionado pelo tempo e aumentar assim os riscos e as taxas de envolvimento acidente.

4 – Distrações

Uma vasta gama de distrações, dentro e fora do veículo podem aumentar significativamente o risco de envolvimento acidente. Isso inclui distrações ‘internas’, como pensar no trabalho durante a condução.

5 – Celulares

Uso de dispositivos móveis durante a condução, mesmo que por bluetooth, é um fator importante no risco de colisão.

Enquanto esses cinco fatores oferecerem um guia útil, é importante ter em mente que cada motorista difere em termos de sua propensão para comportamentos específicos.

FONTE: http://www.drivermetrics.com/2014/01/5-high-risk-driver-behaviours-causing-risk-driving-work/

Com as Soluções Veltec você previne acidentes de trânsito, confira:

Controle de Jornada do Motorista

Análise de Dirigibilidade

Videomonitoramento