3 Ferramentas essenciais para segurança da frota

Postado em: Direção segura Ebook Gestão de Frotas Telemetria

A segurança da frota é fundamental para andar em melhoria contínua da operação.

Costumamos enfatizar a importância de uma gestão de frotas eficiente, que não só trabalhe a redução de custos a partir da otimização das operações, mas que também se preocupe em acompanhar a rotina de seus motoristas para torná-la mais segura.

É importante ter em mente que o comportamento destes motoristas reflete diretamente nos resultados da frota, e principalmente em vidas. Por isso, é necessário utilizar recursos que auxiliem na prevenção de acidentes para aumentar a segurança, tanto da própria frota quanto de terceiros que trafegam com eles diariamente nas estradas.

Condições que reduzem a capacidade dos motoristas

Vamos abordar as 3 principais condições que reduzem a capacidade dos motoristas e causam acidentes de trânsito. Você deve atuar diretamente sobre elas para assegurar maior segurança da frota. Conheça as 3 condições:

  • Uso de álcool;
  • Distração e desatenção;
  • Fadiga do condutor.

Você sabia…

  • Que o uso do álcool é um dos maiores fatores de risco para a mortalidade e incapacidade de condutores, estando relacionado a cerca de 3,3 milhões de mortes a cada ano, em todo o mundo?
  • Que a distração é responsável por cerca de 72% dos acidentes de trânsito?
  • E que dormir na direção é a terceira maior causa de mortes de trânsito no país?

Preparamos um eBook para te contar mais a fundo sobre como esses comportamentos indevidos dos motoristas afetam negativamente as operações de transporte, e quais são as soluções para inibi-los – existem ferramentas muito eficazes para a segurança da frota.

Ferramentas para alavancar a segurança da frota

Por isso, falaremos de 3 ferramentas desenvolvidas para alavancar a segurança da frota e inibir os comportamentos de risco responsáveis por causar o maior número de acidentes de trânsito por falha humana.

Entenda como a tecnologia pode ser utilizada a favor do gestor de frotas, na prevenção de acidentes e na aplicação de ações corretivas em condutores mais propensos a contribuírem para um trânsito violento.

Todos estes comportamentos podem ter impactos significativos para uma gestão de frotas, tanto no âmbito econômico, ao ter que arcar com custos materiais; e no âmbito social, ao lidar com perdas humanas, tanto internamente quanto fora da empresa.

No entanto, todos estes impactos podem ser evitados, contanto que os comportamentos de risco sejam monitorados e trabalhados, até que a direção segura se torne um hábito dos motoristas. Utilizar as soluções corretas faz toda a diferença!

Saiba mais sobre a telemetria, o videomonitoramento e o sensor de fadiga – a implantação destas tecnologias em sua operação pode garantir a segurança da frota e salvar vidas no trânsito.

Baixe o nosso material gratuito e conheça as soluções que se tornarão suas aliadas para a direção segura e na prevenção de acidentes dentro de sua frota, inibindo condutas arriscadas e ajudando a salvar vidas.